A atriz, professora e pesquisadora Isabel Oliveira, moradora em Curitiba (PR), fez um desabafo em sua conta nas redes sociais, para denunciar que foi seguida por um segurança dentro de um supermercado na capital parananese, quando ia fazer compras de rotina para sua casa.

Ela tirou a roupa dentro do supermercado para protestar contra racismo em uma unidade do supermercado Atacadão. Segundo ela, a manifestação aconteceu depois de ter sido perseguida por um segurança enquanto fazia as compras. O caso ocorreu na sexta-feira (7).

Isabel relatou em vídeo postado na sua conta do Instagram que foi até o estabelecimento e logo que entrou percebeu que o segurança a seguia. Incomodada, ela parou e se voltou para ele, perguntando se ela oferecia alguma ameaça a ele ou à loja. Ele negou.

Nas redes, Isabel gravou um vídeo relatando o ocorrido. Disse que, ainda no hipermercado, refletiu e chegou  à conclusão de que não podia aceitar a situação, ligando na sequência para a polícia. Contou que ao telefone foi questionada pelos policiais se funcionários da empresa recusaram atendimento ou se houve algo que caracterizasse crime de racismo.

Assista ao relato dela:

Protesto

Ela foi para casa, mas algumas horas depois do ocorrido resolveu voltar ao estabelecimento e protestar. A professora escreveu em seu corpo “sou uma ameaça?” e longo na entrada do mercado, retirou a roupa blusa e calça, e ficou somente com as roupas íntimas, deixando a frase escrita no corpo à mostra. Ela não foi abordada por ninguém. Ela informou que fará um boletim de ocorrência nesta segunda-feira (10).

O hipermercado Atacadão enviou nota para o jornal O TEMPO neste domingo à noite e disse que, ao apurar o caso, não identificou indícios de abordagem indevida.

Nota do Atacadão na íntegra:

A empresa informa que apurou o caso, ouvindo os funcionários e analisando as imagens de câmeras de segurança, e não identificou indícios de abordagem indevida. Desde as primeiras manifestações da cliente no local, a supervisão e a gerência da loja se colocaram à disposição para ouvi-la e oferecer o devido acolhimento. Lamentamos que a cliente tenha se sentido da maneira relatada, o que, evidentemente, vai totalmente contra nossos objetivos. A empresa possui uma política de tolerância zero contra qualquer tipo de comportamento discriminatório ou abordagem inadequada. Realiza treinamentos rotineiros para que isso não ocorra e possui um canal de denúncias disponível, dando total transparência ao processo. Ressaltamos, ainda, que nosso modelo de prevenção tem como foco o acolhimento aos clientes, com diretrizes de inclusão e respeito que também são repassadas aos nossos colaboradores por meio de treinamentos intensos e frequentes.