A última partida do Campeonato Mineiro de 2023, a finalíssima entre Atlético e América, marcada originalmente para o sábado, dia 8, às 16h30, no Mineirão, vai ser disputada em uma outra data. A Federação Mineira de Futebol (FMF) confirmou a O Tempo Sports que já está em conversas com a Rede Globo, detentora dos direitos do Estadual e com os clubes e deve divulgar a nova data em breve.

O motivo para a mudança foi a marcação do jogo de estreia do Atlético na Copa Libertadores para a quinta-feira (6), contra o Libertad, no Mineirão, às 19h. Ou seja, com um intervalo de menos de 48 horas entre as duas partidas.


Por meio da sua assessoria, a FMF disse que é preciso respeitar o prazo de 66 horas de intervalo entre duas partidas, previsto pelo Regulamento Geral de Competições (RGC). Segundo o artigo 25 do RGC da FMF, o intervalo a ser observado entre partidas de competições profissionais será, regra geral, de, no mínimo, 66 horas.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) segue na mesma linha. Conforme o artigo 26 do regulamento de competições da entidade, os clubes não poderão disputar e os atletas não poderão atuar em partidas por competições coordenadas pela entidade (o que não é o caso da Libertadores) sem observar o intervalo mínimo de 66 horas entre o horário de término previsto da primeira partida e o horário de início previsto da segunda partida.