Esportes
Atlético x América: clássico importante para medir ‘temperatura’ dos times
Os dois times disputam a primeira colocação geral do Campeonato Mineiro para ter vantagens nas semifinais
O segundo clássico do ano para Atlético e América significa afirmação para os trabalhos de Eduardo Coudet e Vágner Mancini visando à temporada 2023. O duelo deste sábado (25), às 16h30 (de Brasília), no Mineirão, mostrará qual será a ‘temperatura’ das equipes neste início de ano.
Pelo lado do Galo, a importância da partida é o fato de ser o terceiro teste real da temporada. Nos dois primeiros, o time atleticano não foi aprovado. Empatou com o Cruzeiro, no clássico regional pelo Mineiro, e empatou com o Carabobo, na estreia da Libertadores.
Uma vitória sobre o América, que possui a segunda melhor campanha do Estadual até o momento, servirá para amenizar as críticas sobre o time por conta dos dois resultados anteriores.
E para vencer, Coudet terá de volta o atacante Hulk, recuperado da Covid. Além dele, o treinador terá à disposição Vargas e Pavón, que não atuaram na Libertadores, além do meia Mathias Zaracho, recuperado de lesão.
Mas por conta do desgaste da viagem longa da Venezuela para o Brasil, a grande possibilidade é que Coudet mande a campo um time alternativo no Gigante da Pampulha.
América
O Coelho é o segundo colocado na classificação geral do Campeonato Mineiro, com 14 pontos, dois pontos atrás do Atlético, atual líder. Contudo, o Coelho quer mais, almeja o primeiro lugar para ter vantagens na semifinal e na final, caso chegue à decisão.
No entanto, o Alviverde tem outro compromisso importante pela frente três dias após o clássico, a estreia pela Copa do Brasil. A equipe terá que viajar até o Tocantins para encarar o Tocantinópolis na terça-feira (28), às 19h30, no estádio Ribeirão.
Devido a logística complicada para chegar até o estado amazônico e ao curto intervalo entre os dois jogos, fica o mistério se o técnico Vagner Mancini poderá usar força máxima diante do Galo ou poupar alguns titulares, já que uma vitória significa avançar na milionária competição e embolsar de R$ 1,7 milhão.
Dessa forma, o mistério está no ar com relação ao provável time americano. Mesmo assim, a expectativa é que o treinador mantenha a base da equipe que empatou com o Ipatinga na última rodada, com o retorno dos zagueiros Iago Maidana e Éder.
Éder foi liberado do departamento médico nesta semana e treinou normalmente com os demais jogadores. O defensor se recuperou de um problema na coxa esquerda, que o tirou dos confrontos contra Cruzeiro, Athletic, Democrata-GV e Ipatinga. Maidana, por sua vez, não enfrentou o Tigre por opção técnica.
Atlético x América
Motivo: 7ª rodada do Campeonato Mineiro 2023
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Vinicius Gomes do Amaral
Auxiliares: Felipe Alan Costa de Oliveira e Magno Arantes Lira
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira
Transmissão: rádio Super 91.7 FM e Premiere FC
Atlético
Everson; Vitor Gabriel, Nathan Silva, Réver e Rubens; Otávio, Igor Gomes, Hyoran e Pavón; Hulk e Vargas. Técnico: Eduardo Coudet
América
Matheus Cavichioli; Nino Paraíba, Iago Maidana, Éder e Nicolas; Alê, Juninho e Benítez; Matheusinho, Felipe Azevedo e Aloísio. Técnico: Vágner Mancini
- O TEMPO