Minas Gerais deve ter chuvas em todo Estado pelo menos até o próximo dia 2 de janeiro, segundo alerta da Defesa Civil do Estado. As chuvas devem ocorrer principalmente nas regiões Central, Zona da Mata, Belo Horizonte e região metropolitana, Campo das Vertentes, Leste, Sul, Noroeste e Triângulo Mineiro.
“Pedimos às pessoas que não desloquem a pé em locais de enxurrada e alagamentos. Pedimos aos motoristas que não trafeguem em áreas de inundação. Fica o alerta para os moradores se atentarem aos sinais de colapso como rachaduras e frestas em paredes e muros de contenção. Janelas e portas com dificuldade de fechar, árvores e postes com inclinação anormal”, orientou o coordenador adjunto da Defesa Civil, tenente-coronel Sandro Vieira Corrêa.
Sobre novos deslizamentos em Antônio Dias, no Vale do Aço, onde três anos pessoas morreram e uma está desaparecida, Corrêa disse que o risco geológico permeia todo Estado por causa das chuvas reiteradas em Minas. Segundo ele, o encharcamento de solo pode causar o colapso de estruturas como casas, muros e edificações.
Ainda de acordo com o tenente-coronel, a Defesa Civil trabalha no restabelecimento de acesso a dez comunidades em Antônio Dias e também ao restabelecimento de serviços essenciais. Uma aeronave está na cidade e foi criado um gabinete de crise para cuidar da situação.