Eleições
Ciro declara apoio a Lula no segundo turno e diz não aceitar cargos
O ex-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, declarou apoio nesta terça-feira (4/10) ao ex-presidente Lula (PT) em segundo turno contra o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). O anúncio foi transmitido por meio de vídeo em suas redes sociais. As informações são do jornal O Tempo.
Ele acompanhou a decisão do seu partido, PDT, que também anunciou apoio ao petista. O anúncio foi feito pelo presidente nacional, Carlos Lupi, em entrevista coletiva realizada em Brasília, após reunião na manhã desta terça. Ciro participou do encontro, assim como outras lideranças da legenda.
Apesar do apoio declarado, que ocorreu sem citar nominalmente Lula, o pedetista afirmou que não aceitará cargos em eventual governo do PT. Em seu apoio crítica a candidatura do ex-presidente, Ciro afirmou que frente às circunstâncias o nome do petista era “a única saída”.
“Lamento que a trilha democrática tenha se afunilado a tal ponto que reste para os brasileiros duas opções, ao meu ver, insatisfatórias. Não acredito que a democracia esteja em risco nesse embate eleitoral, mas sim no seu absoluto fracasso da nossa democracia em construir um ambiente de oportunidades”, disse.
Na declaração, Ciro diz que “espera” que seu posicionamento ajude a oxigenar temporariemente a democracia, “mas se não houver a busca efetiva de novos ares, de novos instrumentos, estaremos à mercÊ de um respirador artifical e precário”.
Pronunciamento – "Gravo este vídeo para dizer que acompanho a decisão do meu partido, o PDT". pic.twitter.com/Ttmx06wCWo
— Ciro Gomes 12 (@cirogomes) October 4, 2022