Conecte-se Conosco

5ª DRPCMG

Reforço de policiamento e plantão especial para eleições mais seguras em Nova Serrana e região

Publicado

em

Esquema especial de segurança será implementado pelo 60º BPM e 5ª DRPC nas cidades atendidas pelos órgãos de segurança pública

No primo sábado, dia 02 de outubro, milhões de Brasileiros vão às urnas para definirem o futuro do nosso país. Em um cenário tenso e instável a segurança do processo eleitoral é uma questão que deve ser analisada e feita com critério.

De acordo com os dados do Ministério da Justiça, nas eleições municipais de 2020, em todo o Brasil, foram presas 2,7 mil pessoas e apreendidos 35 menores. As principais ocorrências foram relacionadas a apreensões com destaque para material de campanha.

Os dados divulgados apontam ainda que, 94,3 mil ocorrências foram registradas, destas 93,7 mil relacionadas a material de campanha, 394 de veículos e 111 de armas.

A segunda maior quantidade de ocorrências foi relacionada à desinformação com 8,9 mil – a maior parte de disparo de mensagem em massa (8,2 mil). As demais foram de indicações de desinformação sobre o processo eleitoral, com 559, no total.

O levantamento do Ministério da justiça também revelou que crimes eleitorais como boca de urna, compra de votos, concentração de eleitores, transporte ilegal de eleitores e outros, somaram 4,6 mil ocorrências.

Outros crimes comuns como ameaça, furto, homicídio, tentativa de homicídio, lesão corporal, porte ilegal de arma de fogo, roubo e vias de fato, tiveram 943 ocorrências.

Nova Serrana e o esquema de segurança

Para o pleito deste ano, um grande esquema de segurança foi montado pela Polícia Militar e Polícia Civil, visando garantir a segurança da população e diretamente, realizar a prevenção de possíveis atos ilícitos a serem cometidos na região atendida pelo 60º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) atendem.

Diante do início da Operação Eleições 2022 desencadeada em todo o Brasil, a equipe do Jornal O Popular entrou em contato com Delegada Dra Angelita Viviane, da 5ª DRPC e com o Comando do 60º BPM, que informaram a nossa reportagem que haverá sim um esquema especial de segurança que será implementado durante todo o Domingo de eleição.

Conforme repassado pelo Capitão Renato, da Sessão de Emprego Operacional do 60º BPM, “a Polícia Militar como um todo, inclusive no 60º Batalhão, todos os militares estarão empregados, inclusive os militaras da administrativa estarão todos alocados na área operacional para fazer a prevenção de ilícitos e também a seguranças dos eleitores e dos Funcionários da justiça eleitoral”.

Anda segundo informado por Capitão Renato, “haverá policiamento em várias modalidades, policiamento a pé, motorizado, em motocicletas, tudo para cobrir todas as áreas, em todas as seções haverá policiamento. Foi feito todo um planejamento, seguindo as diretrizes da instituição para que haja o policiamento em todas as seções eleitorais, e apoio aos trabalhos no dia da eleição”. Reforçou Capitão Renato.

Já referente à Polícia Civil, Dra Angelita Viviane destacou que todos os delegados e um efetivo especial estarão de plantão para registrar as ocorrências e flagrantes de delitos cometidos durante o dia das eleições.

“Teremos um esquema especial de plantão, somos ao todo quatro delegados que ficarão de plantão atendendo as ocorrências nas cidades de Nova Serrana, Perdigão e Araújos e região de Pitangui. Também teremos um efetivo especial atuando diretamente nas ocorrências”. Disse a delegada.

Dra Angelita ainda destacou a importância da colaboração dos populares no cumprimento das leis e determinações do TSE para que não haja necessidade do uso da força das Polícias.

“Nós estaremos prontos para registrar as ocorrências e flagrantes que forem necessários, contudo, esperamos que sejam eleições pacíficas e pedimos a colaboração da população, que se mantenha dentro das leis, que cumpram as determinações do TSE para que seja um pleito tranquilo e consecutivamente não haja a necessidade do uso da força”. Finalizou a delegada.

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade