Minas
Tarifa zero: prefeitura de Ibirité sanciona lei para transporte público gratuito
gora é lei: em Ibirité, cidade da região Metropolitana de Belo Horizonte, o transporte público municipal será gratuito para a população. O projeto que autoriza o fim das cobranças na passagem de ônibus foi sancionada pelo prefeito William Parreira (Avante), conforme uma publicação feita no Diário Oficial do Município. As informações são do jornal O Tempo.
Agora, Minas Gerais tem 13 cidades com passagem de ônibus gratuita, conforme dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), atualizados no início deste mês. Os números colocam o Estado como o segunda da federação com mais municípios com tarifa gratuita, atrás apenas de São Paulo, onde tem 15 cidades.
De autoria da própria prefeitura, o projeto prevê que o executivo municipal fique responsável por organizar e prestar o serviço de transporte coletivo. De acordo com o município, a gratuidade valerá apenas para os ônibus que circulam na cidade, sem incluir o transporte intermunicipal e, mesmo com a gratuidade, não haverá redução no quadro de horários.
A prefeitura de Ibirité informou que está negociando a medida com a empresa Sidon, responsável por executar o transporte municipal. A ideia é que ocorra um ajuste no contrato de concessão com a empresa. Ainda sem previsão, a prefeitura estima que a situação seja resolvida em breve o transporte público gratuito comece a operar já nas próximas semanas.
De onde vem o dinheiro?
Segundo o projeto que foi aprovado na última semana pela Câmara Municipal de Ibirité, os recursos para viabilizar a gratuidade do projeto terão diferentes fontes. Entre elas, estão a economia com o pagamento de vale-transporte aos servidores públicos do município e a redução da frota própria, que faz o transporte de alunos da rede municipal de educação.