Minas
Polícia Civil de Minas terá que devolver 135 viaturas após fim de contrato
A Polícia Civil de Minas Gerais terá que encerrar a vigência do contrato de locação de cerca de 135 viaturas com cômodo de presos até esta terça-feira (6). Os veículos terão que ser devolvidos e o uso é proibido. A reportagem obteve, com exclusividade, um ofício interno da Polícia Civil que presta o devido esclarecimento sobre a devolução de veículos locados. As informações são do jornal O Tempo.
No documento é enfatizado que os veículos da nova contratação serão destinados exclusivamente às atividades de perícia e rabecão. No entanto, no ofício não existe nenhuma data ou prazo para a chegada de novas viaturas.
“Portanto, aquelas unidades para as quais não houve reposição imediata serão contempladas gradativamente, na medida que novos veículos aportarem na diretoria de transportes para remanejamento”, pontuou o trecho final do documento.
Serviços comprometidos
Para o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Minas Gerais (Sindpol), Wemerson Oliveira, a não renovação imediata da locação das viaturas sucateia ainda mais o trabalho da polícia e compromete a qualidade da segurança pública mineira.
“O serviço da Polícia Civil já está muito prejudicado pela falta de efetivo de policiais, principalmente pela falta de investigadores. Era para a gente ter mais de 11 mil investigadores no estado de Minas Gerais e, hoje, nós temos cerca de 6 mil. Além disso, sofremos com a falta de estrutura, os coletes e munições estão vencidos, agora vamos sofrer com a falta de viaturas”, disse.
O representante da categoria ainda destacou que “mais de 130 viaturas sairão de circulação porque não houve a renovação de um contrato de aluguel da frota”. “Ainda lembro que essas viaturas não possuem nem rádios de comunicação. São viaturas péssimas para o trabalho policial. E, agora, vamos ficar com menos 135 viaturas nas ruas, o que vai prejudicar o serviço dos plantões e das investigações. Infelizmente quem perde com isso é a sociedade”, destacou Wemerson Oliveira.
Novo contrato terá 155 viaturas, diz PC
Procurada, a Polícia Civil informou, por meio de uma nota elaborada pela Diretoria de Transportes, que logo após o encerramento do contrato da locação dos veículos, entrará em vigência o aluguel de outros 155 veículos do modelo Duster, que serão distribuídos para atender os plantões da instituição policial.
Confira a nota na íntegra:
“A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da Diretoria de Transportes, informa que no dia 7 de setembro de 2022 encerra-se a vigência do contrato de locação de 176 (cento e setenta e seis) viaturas caracterizadas Palio Weekend, com cômodo de presos, distribuídas em Belo Horizonte e na Região Metropolitana da Capital e, em seguida, inicia-se a vigência de um novo contrato de locação de 155 (cento e cinquenta e cinco) viaturas Duster, caracterizadas, que serão distribuídas de forma a atender todos os plantões da Superintendência de Investigação e Polícia Judiciária e da Superintendência de Polícia Técnico Científica.
A proposta de redistribuição dos veículos alugados pela PCMG foi formulada com base em critérios técnicos e em atendimento às exigências e diretrizes que norteiam a gestão da frota de todo o Estado, nos termos do Decreto Estadual nº 47.539/2018.
Não obstante a pequena redução no quantitativo dos veículos alugados, enfatiza-se que as Unidades Policiais que possuem Palio Weekend (alugados) e que não receberão as viaturas Duster supracitadas não serão prejudicadas, pois a Diretoria de Transportes procederá à realocação de veículos para atender a todas elas, com expectativa de cumprimento da redistribuição até o final do mês de setembro.
Para viabilizar a recomposição da frota de viaturas da PCMG em BH e RMBH, todas as unidades destinatárias dos veículos Duster devolverão para a Diretoria de Transporte as viaturas por ela indicadas, na proporção uma para uma, objetivando a respectiva redistribuição. Nesse contexto, ocorrerá uma adequada interação entre as unidades compreendidas neste processo com a Diretoria de Transportes para otimização dos esforços e maior êxito da medida de substituição do contrato.
A PCMG destaca que, nos últimos anos, adquiriu e entregou novas viaturas, no seguinte quantitativo: 219 (duzentos e dezenove) em 2019, 37 (trinta e sete) em 2020, 129 (cento e vinte e nove) em 2021 e 106 (cento e seis) em 2022.
A PCMG informa ainda que está em fase de preparação para entrega, pela montadora, 272 (duzentos e setenta e dois) veículos já adquiridos, contratados e empenhados. Ao mesmo tempo, encontram-se em processo de aquisição outros 291 (duzentos e noventa e um) veículos. Ou seja, até o final de 2022, a PCMG terá viabilizado, em quatro anos, 1.054 (mil e cinquenta e quatro) veículos novos, além da substituição de 176 (cento e setenta e seis) veículos Pálio Weekend por 155 (cento e cinquenta e cinco) veículos Duster”.