Com 27 jogos disputados, na Segunda Divisão, o time comandado pelo técnico uruguaio Paulo Pezzolano conquistou 58 pontos e, neste momento, tem 17 de vantagem para o quinto colocado. Segundo o departamento de matemática da UFMG, a equipe celeste possui 99,99925% de chance para o acesso.
Em entrevista ao programa Super.FC, da rádio Super 91,7 FM, o matemático Gilcione Costa acredita que com a atual campanha, o Cruzeiro está virtualmente com a vaga garantida.
“O Cruzeiro, na verdade, a rigor, já subiu. Já está na Série A. Só faltam alguns detalhes. É claro que existe uma probabilidade matemática dele não subir, mas é menor que uma em cem mil. Então posso dizer que dificilmente ele não vai subir agora, virtualmente ele já está classificado”, afirma Costa.
Professor Gilcione ainda destacou que apenas a partir da 30ª rodada é que será possível o Cruzeiro ter chance de matematicamente assegurar o objetivo. No entanto, as chances de subir, caso o improvável aconteça e a Raposa perca as próximas 11 partidas, ainda são altas. “Se o Cruzeiro perder, por exemplo, todos os jogos daqui para frente, ele ainda tem 75% de chance de se classificar. Então é muita segurança que ele vai ter”, comenta.
O responsável pelos números de probabilidade do futebol calculados pela UFMG, também acredita que se o time da Toca vencer os próximos dois jogos em casa, dificilmente ele não sobe.