Conecte-se Conosco

Emprego

Nem Nova Serrana nem Divinópolis: Fábrica da Heineken vai para Passos e deve gerar 1,2 mil empregos diretos e indiretos

Publicado

em

Nova Serrana e Divinópolis, assim como outras dezenas de cidades mineiras se frustraram no projeto de atrair a fábrica da Cervejaria Heineken. A indústria será instalada na cidade de Passos, onde devem ser gerados aproximadamente 1200 novos postos de trabalho formais e informais, segundo as projeções do executivo da cidade.

Segundo informado pelo jornal  O Tempo, a fábrica da cervejaria Heineken em Minas Gerais deve gerar cerca de 400 empregos diretos e 800 indiretos na cidade de Passos e na Região Sul do Estado, onde está o município de acordo com a estimativa do vice-prefeito Arlindo Nascimento (PSL).

Ele cita que o impacto vai se estender para outras cidades, como Delfinópolis, Piumhi e Alfenas. Passos venceu a concorrência de dezenas de cidades mineiras que lutavam pelos investimentos de R$ 1,8 bilhão da empresa holandesa.

Inicialmente, a instalação aconteceria em Pedro Leopoldo, na Grande BH, mas caiu após as autoridades investigarem possível impacto ambiental no sítio arqueológico localizado no município.

Uma coletiva de imprensa foi convocada pela empresa para oficializar o anúncio. O evento vai acontecer nesta quarta (27), a partir das 11h, com a presença do governador Romeu Zema (Novo).

O vice-prefeito Arlindo Nascimento (PSL) estima que Passos vai aumentar sua arrecadação em 50% com a ida da Heineken para a cidade. “É complicado falar em números. Mas, pelo que o nosso secretário da Fazenda levantou pra gente, nós devemos ter um aumento de 50% na receita do município. É muita coisa”, diz Arlindo Nascimento.

Diferenciais

Segundo o vice-prefeito, a escolha da Heineken por Passos partiu de quatro fatores. O primeiro deles é a abundância de água por conta da represa de Furnas.

O segundo a mão de obra qualificada da região. A facilidade de escoamento da carga pela MG-050 e pela BR-146 também contou no processo de escolha da Heineken, de acordo com o político.

O quarto fator, na visão de Arlindo Nascimento, foi o preparo do secretariado para seduzir a empresa. “O primeiro contato foi feito há uns quatro meses, quando enviamos uma proposta pela internet. Depois, eles vieram aqui e foram muito profissionais. Acho que o nosso secretariado, que é técnico, não político, deu conta do recado. Essa Região do Sudoeste mineiro precisava de crescer. Fomos com gana”, afirma.

A estimativa é que as obras da fábrica demorem dois anos. A Heineken ficará a aproximadamente cinco quilômetros do Centro de Passos, em uma zona hoje rural.

Também a cinco quilômetros está a MG-050 do terreno. Hoje, a rodovia e a estrutura estão separadas por uma estrada de chão, que será asfaltada para facilitar o escoamento da carga.

Além disso, uma adutora do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) passa próximo ao terreno, o que facilita a chegada do manancial de Furnas à produção de cervejas.

Fonte: Com informações do jornal O Tempo

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade