Conecte-se Conosco

Editorial - Opinião sem medo!

Um novo olhar!

Publicado

em

A segurança publica em Nova Serrana se deu por muito tempo como o calcanhar de Aquiles de uma cidade extremamente promissora, mas que esbarrava no medo que se espalhava pelo alto índice criminal.

A violência foi então o principal foco de combate e atuação política e administrativa. Esforços foram feitos para que Nova Serrana se tornasse uma cidade mais segura. A iniciativa privada entendeu que necessitava de atuar; o executivo, entendeu que precisava agir; o legislativo, entendeu que tinha que se comprometer e o deputado compreendeu que necessitava investir.

Daí, tivemos efetivamente um salto na condição de atuação e segurança pública em nossa cidade.

Entenda caro leitor, não estamos aqui afirmando que não existe crime em Nova Serrana. Pelo contrário, é justamente pela existência da criminalidade, que os esforços vêm sendo feitos, e os resultados gradativamente aparecem.

Seguindo nessa linha, passamos a ter as condições, não adequadas, mas facilitadoras de implementação de uma política de segurança pública eficiente, e daí surge a atuação dos órgãos de segurança pública, do judiciário e do Ministério Público, mas aqui nesse editorial, iremos exclusivamente relacionar essa atuação à Polícia Militar.

No momento em que o trabalho recebeu a estrutura e o aporte necessário, os homens da lei, sob a batuta do agora comandante da 7ª Região da Polícia Militar, Coronel Wemerson Lino Pimenta (que teve a promoção muito pelo trabalho desenvolvido aqui), passou a realizar um trabalho de inteligência, que surtiu efeito.

Como dito anteriormente, sim nossa cidade ainda tem crimes, mas sim, nossa cidade hoje é mais segura. Os dados mostraram uma redução de criminalidade, mas o que importa mesmo é a sensação de segurança.

Antes não se andava na rua em qualquer horário do dia, sem que temêssemos a qualquer momento ter uma arma apontada na cara, ou até mesmo sermos vitimas de assaltos, roubos, ou outros crimes violentos.

Com uma tropa que é sim diferenciada, com a implementação de recursos e com a inteligência a equação da segurança foi formada, mas esse não é o ponto final.

Depois de melhorarmos as projeções e perspectivas é hora de termos um novo olhar, e para isso, o 60º Batalhão foi passado para um Militar que tem não somente a experiência de atuar em uma das áreas de mais intensa criminalidade de Minas, mas também, tem em seu currículo o sucesso em reduzir a criminalidade nestes locais.

Após um trabalho louvável do ex-comandante Ten. Cel. Alexsander, o comando do 60º BPM foi então entregue ao Ten. Cel. PM Herbert Ferreira Lanza Avelar, que agora traz um novo olhar para a segurança pública de Nova Serrana.

Não somente dar continuidade aos resultados obtidos, mas o novo comandante traz uma nova perspectiva, de quem atuava em intensa zona de criminalidade, de quem já trabalhou na inteligência do comando maior de Minas Gerais e que, em sua simplicidade, já traz novos mecanismos para atuação da PM em prol da população de Nova Serrana.

Depois de determinado tempo, enxergando as ações de segurança sobre a mesma ótica e mecanismos, a chegada do novo comando traz não somente esse novo olhar, atualizado e experimentado nos grandes centros urbanos. Mas também aplica uma nova filosofia de trabalho a uma tropa que, mostra diariamente ser comprometida com a nossa segurança.

Esse novo olhar nos deixa esperançosos de que, o caminho que estamos seguindo, ao ser conciliado com os demais equipamentos de segurança pública, trará resultados significativos para nossa cidade, e a partir daí, poderemos olhar para nossa cidade vislumbrando sim, todo o potencial de desenvolvimento social, econômico e urbano que temos, na capital mineira do calçado.

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade