Tudo começou quando a auxiliar de marketing Jessica Meireles, de 29 anos, neta de Elza das Dores Santana, postou no Twitter que a avó estava utilizando a assistente virtual para acompanhá-la nas orações.

A publicação feita no Natal foi curtida por 132,1 mil pessoas na rede social e compartilhada por mais de 7 mil usuários até a tarde desta segunda-feira (27).

Quem vê a dona Elza entoando a oração de São Francisco com a Alexa nem imagina que a relação delas “nem sempre foi boa”.

“Minha avó dizia que a assistente virtual era chata e que falava demais, mas gostava da brincadeira… Cada uma em um canto”, lembra a neta da idosa.

A auxiliar de marketing ainda conta que a família teve a ideia de presentear a idosa com o aparelho para que ela se lembrasse dos remédios, mas que, de vez em quando, o excesso de lembretes acaba “incomodando” a senhora.

“Minha avó me contou hoje que, 15 minutos antes de tomar os remédios, a Alexa já avisa que está chegando o horário, e que ela tem que ‘brigar’ para que o aparelho não fale várias vezes que está na hora”, contou aos risos.

A neta revelou ainda que a idosa tem familiaridade com tecnologias. Possui Whatsapp, YouTube e usa outros aplicativos, mas que ainda não tinha tanta facilidade com a Alexa: “no almoço de Natal resolvi ajudá-la a entender os comandos e como comunicar com o aparelho”, contou.

Quando fez a postagem na rede social da curiosa “funcionalidade” da Alexa, Jéssica não imaginava que teria tamanha repercussão.

“Quando postei achei que seria algo que os amigos mais próximos iriam interagir e ficaria por isso mesmo. Agora recebo mensagem de gente de toda parte… Alguns dizem que a mãe ou a avó faz o mesmo e outros que nunca haviam pensado em usar a Alexa para lembrar o idoso dos remédios”, contou.

“Os comentários estão bem engraçados e carinhosos, até sobre minha avó ser a salvação numa possível rebelião das máquinas já recebi. Confesso que ri bastante tentando imaginar a situação”, finaliza.

Veja um mini-depoimento de Elza das Dores Santana: