Câmara Municipal de Nova Serrana
Comissão de Saúde recebe representantes do SAMU Regional e Comissão de Saúde da OAB para discutir interesse da população
A Câmara Municipal recebeu na tarde desta segunda-feira (06/12), por meio da Comissão Parlamentar de Saúde, os representantes do CISURGE-Oeste/SAMU também a Comissão de Direito Médico e Saúde da OAB/144ª Subseção de Nova Serrana.
A reunião ocorreu com a participação dos vereadores que compõem a comissão de saúde, sendo eles Dr. Rodrigo Fisioterapeuta (PL), Admilson Emiliano (PV) e Dué (PSD) e ainda contou com apoio do presidente da Instituição, vereador Cabral (SDD);
O objetivo do encontro foi discutir assuntos de interesse da população nova-serranense quanto à prestação de serviços de atendimento, incluindo transferências médicas entre unidades hospitalares e de pronto-atendimento da cidade e outros municípios.
O SAMU foi representado pelo Diretor Administrativo Regional, Dárcio Abud Lemos e também pela Gerente de Enfermagem do SAMU, Thamara Pesse Ferreira Peles que fizeram uma completa explanação sobre os atendimentos realizados em Nova Serrana desde a implantação do serviço no município. Eles explicaram detalhadamente os protocolos que determinam o funcionamento do SAMU, incluindo as atividades das ambulâncias, equipes de profissionais socorristas, médicos, enfermeiros, auxiliares e também o sistema que integra o SAMU à liberação de vagas para pacientes através do SUS-Fácil.
A OAB foi representada por Breno da Silva Melo que apresentou, assim como os vereadores, alguns questionamentos da população quanto ao tempo de resposta para deslocamento de ambulâncias, tanto de unidades simples, como das ambulâncias de suporte avançado. Todas as questões foram respondidas, ressaltando mais uma vez os protocolos mundiais que são seguidos para todos os pacientes de forma igualitária de acordo com as situações e necessidades apresentadas nas urgências e emergências.
De acordo com dados apresentados pelos representantes do SAMU, em Nova Serrana o Serviço Móvel de Urgência já atendeu a 40.945 ligações, dentre estas, aproximadamente 7.800 foram para orientações médicas. O SAMU já efetuou 13.572 atendimentos na cidade, sendo 3.100 com unidades avançadas. O SAMU também já efetuou 1.400 transferências intra-hospitalares em dois anos.
A Comissão de Saúde da Câmara Municipal continuará trabalhando para garantir à população serviços de saúde com qualidade e eficiência, apurando e analisando todas as questões relacionadas às unidades que prestam serviços públicos, visando sempre o interesse dos nova-serranenses.