Câmara Municipal de Nova Serrana
Câmara de Nova Serrana apoia Campanha de Conscientização para tratamento precoce da AIDS e DSTs
A Câmara Municipal de Nova Serrana apoia a campanha de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis.
O dia 1º de dezembro é marcado como o Dia Mundial de Combate à AIDS. Todo este mês é dedicado a ações que chamem a atenção para a importância da prevenção. O diagnóstico pode ser realizado a partir de exames de sangue e de testes rápidos oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A campanha Dezembro Vermelho promove a mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas que vivem com o HIV.
▪️ Lei em vigência determina ações preventivas e de apoio a pacientes
Foi aprovado em 2019 um Projeto de Lei, de autoria do vereador Cabral (SDD), justamente para instituir a Campanha Municipal “Dezembro Vermelho”, com a finalidade de promover ações de prevenção ao HIV/AIDS e demais infecções sexualmente transmissíveis. O projeto se tornou a Lei Municipal N° 2.727/2019, na qual constam um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas à campanha para enfrentamento às doenças, bem como na assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com as infecções.
A proposta é que as atividades e mobilizações sejam desenvolvidas em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, de modo integrado em toda a Administração Pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.
▪️ Câmara iluminada de vermelho
Entre as ações de conscientização previstas na Lei N° 2.727/2019 está a iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha. Esta é uma prática constante da Câmara Municipal de Nova Serrana, que tem adotado a medida como forma de atrair a atenção para causas da saúde. A Câmara já está preparada para adotar os tons vermelhos em sua fachada, chamando a atenção de todos que passam pela rua e imediações.
▪️ Cidadã usa a Tribuna Livre da Câmara para chamar atenção sobre o tema
Durante a 39ª reunião ordinária da Câmara Municipal, a jovem Natália Rosendo dos Santos, representando o Movimento LGBT de Nova Serrana, se inscreveu para usar a Tribuna Livre e falar sobre a importância da campanha “Dezembro Vermelho”. A oradora abordou sobre as atividades que são fundamentais para a conscientização.
▪️ Dados do Ministério da Saúde sobre HIV
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 32.701 novos casos de HIV em 2020, sendo 7,8 mil de gestantes. A maior incidência de casos (52,9%) foi registrada entre pessoas de 20 a 34 anos, sendo 69,8% dos casos em homens e 30,2% casos em mulheres.
Em todo o Brasil, estima-se que existam 920 mil pessoas vivendo com o vírus da Aids. O problema é que cerca de 11%, ou mais de 100 mil pessoas, podem estar contaminadas com o vírus e não sabem. Em todo o país foram 41.909 novas infecções confirmadas em 2019, ano que registrou também 10.565 óbitos.
O diagnóstico precoce do HIV e o rápido início do tratamento reduzem as chances de complicações da doença.
Participe da campanha!