Cultura
Jornal Agora de São Paulo chega ao fim
Mais um título da mídia impressa será encerrado no Brasil. Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, 24, o Grupo Folha decretou o fim do popular Agora São Paulo. A história do jornal chegará ao fim em definitivo na próxima segunda-feira, 29 de novembro. As informações são do portal Comunique-se.
Responsável por revelar ao grande público a decisão tomada pela direção do Grupo Folha, a colunista Joana Cunha, do ‘Painel S.A’, avisou que a extinção do jornal se dará em razões de “critérios econômicos baseados em dados de circulação e publicidade”. Além disso, ela informou que os assinantes do Agora poderão receber a versão impressa da Folha de S. Paulo.
Ao confirmar o fim do jornal popular, a coluna ‘Painel S.A’ não fala em passaralho — jargão jornalístico pelo qual o ato de demitir em massa é conhecido. Menciona-se apenas que os profissionais atualmente dedicados ao diário terão a opção de “se transferirem para a redação da Folha”.
Ida para a redação da Folha?
Para jornalistas que ajudam a tocar o dia a dia do Agora São Paulo, um problema pode surgir na informação de “ir” para a redação da Folha. É que, de acordo com o próprio Grupo Folha, as equipes dos dois jornais já trabalham de forma unificada desde abril de 2018 — ocasião em que, aliás, cerca de 10 profissionais foram demitidos, conforme informou o Portal Comunique-se.
Agora São Paulo: equipe enxuta há mais de 2 anos
Para o mercado, o fim da versão impressa do Agora São Paulo é encarado como consequência do enxugamento da equipe e da perda de assinantes. A partir de dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC), o portal Poder 360 afirma que em menos de dois anos o título perdeu quase 20 mil assinantes. Em dezembro de 2019, a base era superior a 51 mil. Em outubro de 2021, porém, o número havia caído para 32,5 mil.
A perda de assinantes ocorreu durante a gestão de Sérgio Dávila como diretor de redação da Folha de S. Paulo. Ele assumiu o cargo em maio de 2019 e, na mesma semana, o jornal anunciou as demissões de 18 jornalistas. Na ocasião, o executivo garantiu que a empresa de comunicação estava “financeiramente saudável”.
Com o Grupo Folha estando ou não financeiramente saudável, o fato é que a marca Agora São Paulo, criada em março de 1999 como sucessora da Folha da Tarde, deixará as bancas a partir da próxima semana.