Conecte-se Conosco

EMPREENDEDORISMO


De namorados a sócios nos negócios

Publicado

em


Casal realiza o sonho de empreender e abre loja de cosméticos no Centro-Oeste de Minas

Em homenagem ao Dia dos Namorados, comemorado neste sábado (12/6), o Sebrae Minas conta histórias de empreendedores que encontram no amor um grande parceiro nos negócios. É o caso de Hernani Ribeiro, de 28 anos, e Lívia Farnese, de 30 anos. Hernani mudou de São Paulo para Formiga, no interior de Minas Gerais, e com ele veio a ideia de investir no comércio de perfumes. Porém, o desejo só se tornou possível depois que conheceu sua namorada Lívia.

Após um ano juntos, o casal resolveu pôr em prática o sonho de empreender. Porém, não havia tanto recurso para investir. Por isso, Hernani usou a reserva financeira, fruto de uma antiga rescisão trabalhista, para comprar as primeiras mercadorias. Sem muitas opções, usaram um espaço na casa de Lívia para comercializar perfumes e, assim, deram início ao novo negócio.

Depois de algum tempo, surgiu a oportunidade de alugar um espaço no centro da cidade. O casal ainda não estava preparado financeiramente para esse salto, contudo, decidiu se arriscar. Antes da inauguração, que seria realizada em agosto de 2018, eles resolveram adicionar maquiagens ao mix de produtos. O município só contava com uma loja especializada nesse segmento, e essa era a chance de explorar o mercado.

O primeiro dia de trabalho não foi fácil, a maioria dos produtos não havia chegado e, devido à pouca verba, eles não compraram muitos móveis ou investiram em decoração. Porém, isso não os abalou e, aos poucos, foram se desenvolvendo. Lívia se dedicou ao atendimento na loja, enquanto Hernani mantinha um segundo emprego, sua principal fonte de renda.

Tanto Hernani quanto Lívia não tinham experiência prévia com o comércio, ele era da área da saúde e ela, do Direito. Por isso, já em 2020 e com o início da pandemia, os empreendedores buscaram uma solução para se manterem no mercado.

“Nós não tínhamos ideia de precificação, de como calcular os custos, entre outras coisas. Além disso, por causa da pandemia, tivemos que fechar a loja temporariamente e, depois que reabrimos, foi necessário fazer um planejamento, já que as dívidas não pararam. O programa Agentes Locais de Inovação (ALI) foi nosso grande aliado nessa fase e, junto com outras capacitações, nos ajudou a identificar erros e melhorar nossas estratégias”, afirma a empreendedora.

Os dois lados da moeda

Para Lívia, empreender a dois tem algumas vantagens. “Ter uma empresa com o seu companheiro é algo muito interessante, afinal, são pessoas com pensamentos diferentes, mas com objetivo comum. Ambos se conhecem e entendem o método de trabalho do outro e, assim, fica mais fácil a divisão das tarefas”.

Por outro lado, o casal que trabalha lado a lado também enfrenta desafios. “É preciso entender que, durante o trabalho, estamos ali como sócios e, quando estamos em casa, somos um casal. Às vezes isso se mistura, mas é preciso evitar”, explica Lívia.

Segundo a analista do Sebrae Minas Ana Paula Silva, quando a vida pessoal e a profissional se encontram é preciso aprender a lidar com conflitos. “Para que a união da vida profissional e pessoal não se torne um problema, é preciso que o casal saiba administrar e entender as diferenças. Quando as opiniões estão alinhadas, a chance de que a gestão do negócio seja coerente é maior. Para isso, basta que exista uma relação de cumplicidade, confiança e entrega mútua. É fundamental ter paciência e manter sempre o diálogo ”, alerta a analista do Sebrae Minas.

Fonte: Sebrae Minas

Foto: Kelvin Marden

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER


Publicidade 3
Publicidade 4

Política