Esportes
América e Atlético empatam, e final do Mineiro segue aberta
Rivais ficaram apenas no 0 a 0 nesta tarde, no Independência
Em um jogo de poucas oportunidades de gol e ruim tecnicamente, mas com um segundo tempo emocionante, América e Atlético ficaram apenas no 0 a 0 neste domingo (16), no Independência, no duelo de ida da final do Campeonato Mineiro. O resultado faz o Galo chegar a nove jogos de invencibilidade na temporada, e o Coelho, a seis.
E o primeiro tempo do clássico não teve muitas emoções. Em uma partida com ritmo lento, equilibrada e muito truncada, tendo forte marcação de ambos os times, foram poucos os espaços para criar e também as oportunidades de gol. O América, sem criatividade, sequer teve lances de perigo e não obrigou o goleiro alvinegro Everson a trabalhar. Do lado atleticano, foram três finalizações defendidas por Cavichioli, mas todas em bolas em cima do arqueiro, sem intervenções complicadas e grandes jogadas trabalhadas. A etapa inicial deixou muito a desejar tecnicamente e em emoção.
Com isso, os times voltaram diferentes para o segundo tempo, e a partida, ainda que não tenha evoluído muito tecnicamente, ao menos teve mais emoções e lances de perigo. No Galo, Cuca sacou o perdido Réver e colocou Allan em seu lugar já no intervalo, tentando melhorar seu meio-campo. Depois, com 10 minutos, trocou Dodô por Sasha, puxando Arana para a lateral e ficando com escalação e estilos mais próximos do habitual. Já o Coelho voltou com outra pegada e mais agressivo. Não à toa, criou sua grande chance no jogo logo aos 5min, com Everson fazendo boa defesa e impedindo o gol alviverde. Depois, aos 22min, outra boa chance americana, com nova boa intervenção do arqueiro alvinegro.
Com o resultado, o Galo tem a vantagem de empatar no duelo de volta para se sagrar campeão mineiro. O Coelho precisa vencer para levantar a taça. O jogo decisivo será no sábado (22), às 16h30 (de Brasília). Antes disso, o Atlético joga pela fase de grupos da Copa Libertadores nesta quarta-feira (19), às 21h (de Brasília), contra o Cerro Porteño, no Paraguai. O time de Cuca já está classificado para o mata-mata da competição continental. Já o América não joga durante a semana, tendo os dias livres para treinar e se preparar para o clássico.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA 0 x 0 ATLÉTICO
Motivo: primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro
Data: domingo, 16 de maio de 2021
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Wanderson Alves de Souza (CBF)
Assistentes: Ricardo Junio de Souza e Frederico Soares Vilarinho (CBF)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (CBF)
América:
Matheus Cavichioli, Diego Ferreira, Anderson, Eduardo Bauermann e Marlon; Juninho (Leandro Carvalho), Zé Ricardo e Alê; Felipe Azevedo (Ademir), Rodolfo e Bruno Nazário (Ribamar)
Técnico: Lisca
Atlético:
Everson; Guga, Igor Rabello, Junior Alonso e Dodô (Sasha); Réver (Allan), Tchê Tchê e Nacho Fernández (Hyoran); Savarino (Tardelli), Hulk (Alan Franco) e Arana
Técnico: Cuca
Cartão amarelo: Everson, Guga, Junior Alonso e Arana (Atlético)
Cartão vermelho: Allan (Atlético)
Fonte: O Tempo