Conecte-se Conosco

Colunistas

As eleições presidenciais no ano mais importante de nossa democracia

Publicado

em

Pois bem, quem acompanha esse humilde espaço sabe que estou sempre me referindo ao ano de 2018, como sendo o ano mais importante de nossa recente democracia, advinda de 1988.

A campanha eleitoral começou no dia 16 de agosto, o ex-presidente Lula PT, registou candidatura e na última semana teve o pedido de registro negado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por 6 votos contra a candidatura e 1 favorável.

O argumento sustentado pela defesa do ex-presidente é de que o Comitê de Direitos Humanos da ONU determinou ao Brasil garantir os direitos políticos de Lula, inclusive o de ser candidato.

Segundo a defesa o Brasil tem obrigação de cumprir, porque assinou o Protocolo Facultativo do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e o Congresso Nacional aprovou o Decreto Legislativo 311 que reconhece a autoridade do Comitê.

Acredito que por conta desses e demais argumentos o caso poderá parar no STF; alguns apoiadores acreditam que o PT, não esta fazendo o correto, deveriam desde já apostar as fichas no vice que é o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

Na verdade, a estratégia do PT de tentar lutar até as últimas instâncias da nossa Justiça buscando viabilidade para a candidatura de Lula, é ate mesmo uma forma de tentar manter acessa a chama em torno de seu nome, caso ele não consiga, tentará o fenômeno da transferência de votos, para o sucessor.

Os demais candidatos popularmente falando já estão se estranhando, Geraldo ALkimim – PSDB, divulgou vídeos com antigas declarações polêmicas do candidato Jair Bolsonaro – PSL, a tentativa de Geraldo, tem como objetivo desidratar a  campanha de Bolsonaro, sobretudo, angariar eleitores indecisos.

Marina Silva – REDE, sempre vai muito bem nas pesquisas, isso pelo menos na última eleição, o desafio dela é não perder o fôlego na reta final como aconteceu em 2014, Aécio ultrapassou Marina na última semana indo ao segundo turno com Dilma, Ciro Gomes- PDT, o terceiro colocado nas pesquisas até o presente momento apresentadas, sem Lula corre por fora, o desafio é angariar eleitores de Marina, bem como, indecisos e uma grande parcela dos eleitores de Lula no norte e nordeste.

Enfim, provavelmente haverá segundo turno nesse momento da corrida eleitoral, sem o ex-presidente Lula, Bolsonaro possui grandes chances de chegar ao segundo turno e quem seria o seu eventual concorrente? Eu não arriscaria, ainda é cedo para essa analise, Ciro, Marina e Alkimim, Haddad, todos tem chance.  Importante ressaltar que, essa simples análise é momentânea, politica é igual nuvem, a todo o momento muda.

Para Refletir:

“Martin Luther King tornou-se um grande líder. Um excelente líder não é o que controla seus liderados, mas o que os estimula a fazer escolhas. Não é o que faz temer, mas o que faz crer. Não é o que produz pesadelos, mas o que faz sonhar.”

  • Extraído do livro Nunca desista dos seus sonhos, Augusto Cury.
Continue Lendo
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade