Conecte-se Conosco

Atualidade

Depois de jogo da Baleia Azul, Momo é o novo risco nas redes sociais

Publicado

em

Utilizando Whatsapp, criminosos utilizam de imagem macabra e brincadeira pelas redes sociais para colocar crianças e adolescentes em risco e cometerem crimes virtuais

Os pais devem permanecer atentos a utilização das redes sociais e jogos por seus filhos em smartphones e gadgets, isso porque um novo risco anda causando transtornos nas redes sociais e colocando as crianças e adolescentes em risco.

Após a onda do “Desafio da Baleia Azul”, um jogo que segundo investigações teve ligações diretas com quadros de depressão, transtornos mentais e emocionais, crimes e até suicídios, uma nova “brincadeira de internet” que vem se espalhando por todo o mundo e já chegou ao Brasil.

A chamada Momo já está causando estragos e registros de casos em diversos estados brasileiros já foram notificados.

Segundo apurado, através de um número de Whatsapp memorizado, o internauta passa a trocar mensagens com uma boneca de olhos esbugalhados, pele pálida e sorriso sinistro.

Após ser iniciado a troca de mensagens com a personagem sinistra, conteúdos que envolvem imagens ou mensagens inquietantes com cenas violentas e até ameaças passam a ser enviadas pela personagem.

Segundo autoridades internacionais que cuidam do caso como as Polícias da Espanha e do México, apontam que os riscos principais estão relacionados a roubo de informações pessoais, incitação ao suicídio ou à violência, assédio, extorsão e transtornos físicos e psicológicos como ansiedade, depressão, insônia e outros.

Até então existem casos relatados na Argentina, Estados Unidos, França, Alemanha e mais recentemente no Brasil.  As autoridades já descobriram que um dos números para mandar mensagens para MOMO  usa 81, código do Japão, e outros dois são latino-americanos, um da Colômbia (52) e outro do México (57).  Há cada vez mais números se espalhando com a Momo.

Atenção pais, a Momo tem como seu principal meio de disseminação  o WhatsApp, mas a personagem também se popularizou através do jogo Minecraft, que tem mais de mil jogadores por dia.

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade