Mais de 50 mil pequenos negócios mineiros serão atendidos pelo Programa Sebrae na sua Empresa até dezembro. Em 2021, além do atendimento presencial, os donos dos empreendimentos também poderão optar por receber as orientações a distância pela internet ou por telefone.
“Com o agravamento da pandemia e para respeitar as medidas restritivas adotas por alguns municípios, estamos nos adaptando para aproximar ainda mais dos pequenos negócios neste momento crítico. Vamos identificar as necessidades de cada negócio e apresentar soluções para melhorar a gestão das empresas e ajudar os donos de negócios a atravessarem esse período de incertezas”, explica o diretor de Operações do Sebrae Minas, Marden Magalhães.
O Sebrae na sua Empresa é um atendimento gratuito e personalizado. Podem participar do programa pequenos negócios – que faturam até R$ 4,8 milhões por ano – com CNPJ, como Micro e Pequenas Empresas (MPE) e Microempreendedores Individuais (MEI), de todos os segmentos, exceto produtores rurais e artesãos.
Serão atendidos, empreendimentos que já participaram do programa em anos anteriores, empresas indicadas por parceiros como associações comerciais, câmaras lojistas, sindicatos, cooperativas, entre outras entidades locais. Além disso, donos de pequenos negócios também poderão acessar o site
www.sebraemg.com.br e o
formulário digital e manifestar o interesse em receber o atendimento personalizado. O empresário/empreendedor poderá optar pelo atendimento presencial (desde que liberados por decretos municipais) ou à distância (por telefone ou chamadas de vídeo).
Durante a conversa, um especialista do Sebrae Minas identifica os desafios e as dificuldades relacionadas à gestão de cada empresa e orienta o cliente sobre as possíveis soluções. Em seguida, os donos dos empreendimentos recebem, por meio de mensagem de WhatsApp ou e-mail, o relatório do seu atendimento com as indicações de conteúdos, ferramentas e materiais direcionados para a solução dos desafios tratados.
“Em decorrência da pandemia, tivemos que alterar a metodologia do programa. Porém, o propósito do Sebrae na sua Empresa continua o mesmo de identificar possibilidades de melhorias e oferecer orientação de qualidade e soluções adequadas à realidade de cada empresa. Agora, mais do que nunca, essas informações serão de extrema importância para a sobrevivência de muitos empreendimentos”, justifica Magalhães.
Mais personalizado
Entre 2010 e 2020, mais de 600 mil pequenos negócios mineiros foram atendidos pelo Sebrae na sua Empresa. Ao logo desses anos, o programa teve que ser adaptado às mudanças do mercado e a evolução tecnológica, principalmente, em relação a abordagem de teorias e práticas e a disponibilização desses conteúdos para o ambiente digital.
Em 2017, foram criados encartes temáticos com dicas de gestão específicas para as atividades de alimentação fora do lar, açougue, minimercado, loja de autopeças, oficina mecânica, salão de beleza, varejo da moda, loja de material de construção, farmácia, padaria e mercado pet.
Já em 2021, novas temáticas foram desenvolvidas em oito áreas onde se concentram as maiores dificuldades e necessidades dos pequenos negócios: finanças; acesso a crédito; estratégia e gestão; liderança e pessoas; marketing e vendas; leis, impostos + MEI; e marketing digital e inovação, além do material de marketing e relacionamento, que foi atualizado neste contexto de pandemia.
“A cada ano, além da atualização do conteúdo, estamos mais atentos às dificuldades e particularidades de cada empreendimento. Queremos facilitar o acesso às informações e sermos cada vez mais assertivos em oferecer orientações que realmente fazem sentindo para cada negócio”, contextualiza o diretor de Operações do Sebrae Minas, Marden Magalhães.
Fonte: Sebrae
Foto: imagem ilustrativa Sebrae