Atualidade
Veja o vídeo: Jovens negros são assaltados, mas polícia prende vítimas e deixa ladrão fugir
Três adolescentes negros foram presos pela polícia de Santa Clarita, na Califórnia, nos Estados Unidos. O curioso é que eles tinham acabado de ser assaltados em um ponto de ônibus por um homem que carregava uma faca, mas acabaram algemados pelos oficiais, que, além de cometerem o ato de racismo, deixaram o suspeito fugir do local.
A ação foi registrada em um vídeo divulgado por Tammi Collins, que é mãe de um dos adolescentes. Nas imagens, é possível vê-la revoltada, gritando que aquela abordagem era revoltante, explicando que eram vítimas, enquanto os policiais, que vieram em três viaturas, faziam a abordagem.
Um dos agentes apontou um rifle contra os jovens, que não apresentava qualquer reação e estava com as mãos para o alto. Algumas pessoas ao redor, que acompanhavam a ação, acusaram os policiais de racismo. Os jovens já foram liberados e, segundo o departamento de polícia de Santa Clarita, o “incidente será investigado”.
A rede de televisão norte-americana CBS conversou com Collins, que disse que os agentes foram chamados por homens que trabalharam na região e presenciaram o assalto.
Vale lembrar que desde maio os Estados Unidos foram tomados por protestos que denunciam a abordagem racista de policiais. As manifestações tiveram início após a morte do segurança negro George Floyd, quando estava sob custódia policial em Minnesota, no dia 25 de maio.
Veja o vídeo:
RACISMO – Testemunhas veem três adolescentes negros sendo assaltados, chamam a política que prende… os adolescentes negros.
Confira vídeo da abordagem policial, que gerou revolta da população de Santa Clarita. pic.twitter.com/tGV0Giq3lw
— O Tempo (@otempo) August 11, 2020
Fonte: O Tempo