O modo mineiro de ser evoca a cozinha das casas, o fogão à lenha, o bule, a canequinha de café, a broa de milho, o pão de queijo. É a hora do papo, da conversa ao pé do ouvido, do aconchego, da conhecida hospitalidade mineira acompanhada da moda de viola e dos causos. Causos são histórias simples do dia a dia, que o mineiro dá brilho e encanta com o jeito mineiro de ser, para narrar suas histórias e estórias, que passam de geração pra outra.Minas têm uma cultura caracterizada por manifestações religiosas e expressa uma culinária que veio do quintal das casas. Nasceu da horta, do pomar, da criação de aves e porcos, cujo frescor dos ingredientes e seu modo de conservação dão o diferencial ao sabor.

Da horta temos a couve rasgada, a taioba, o ora-pró-nóbis ou lobrobó que é uma hortaliça mineira que agrada turistas que apreciam receitas tradicionais da nossa culinária. Na cidade de Sabará, ela é a estrela da festa realizada no mês de maio. Outras cidades mineiras como Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes e São João Del Rei também criaram receitas com o lobrobó. Frango caipira com ora-pro-nóbis ou costelinha de porco com ora-pro-nóbis e para acompanhar angu molinho e arroz.  Isso é Minas Gerais!

Carne de porco refogada e frita na panela e armazenada na gordura de porco, o bambá de couve, a leitoa à pururuca, o frango com quiabo, frango ao molho pardo, feijão tropeiro, torresmo, feijoada mineira, compotas de frutas, doce de leite, queijo e a cachaça.


Minas Gerais é assim: recheada de montanhas que emanam o cheiro verde de seus temperos pelo Brasil e o mundo.

Pra quem ficou com água na boca sugerimos conferir de perto essas delícias fazendo um passeio gastronômico e cultural pelas cidades mineiras, onde serão agraciados pelas construções do barroco e poderão desfrutar a comida de cada uma delas.

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER