Atualidade
Venda de bebidas alcoólicas cresce durante a pandemia em Minas
Com o isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, consumidores transferiram o bar para dentro de casa e a venda de bebidas alcoólicas aumentou 26% nos serviços de entrega em domicílio, 27% nas lojas de conveniência e 38% nas distribuidoras de Minas Gerais.
Os números foram divulgados nesta semana pela subsecretária de Políticas Sobre Drogas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Soraya Romina dos Santos, durante audiência pública da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Por isso, o órgão tem “orientado, acompanhado e monitorado, de forma sistemática, a Rede Complementar de Suporte Social na Atuação ao Dependente Químico.”
Soraya Romina enfatizou que, entre 19 e 26 de junho, acontece a Semana Estadual de Prevenção às Drogas. “Por conta da pandemia, será desenvolvida em ambientes virtuais, a partir de diferentes estratégias de mobilização e comunicação remotas, tendo como público alvo os adolescentes e jovens”, disse.
Prevenção
Além de assegurar a continuidade das atividades de orientação psicossocial desenvolvidas pelo Centro de Referência Estadual em Álcool e Outras Drogas (Cread) pelos telefones (31) 3273-6204 e 3915-462, o órgão tem usado a internet para transmissões do “Ao vivo pela vida”, que chamou atenção para a dependência química e para a violência doméstica e alcançou cerca de 400 mil pessoas, segundo a subsecretária Soraya Romina dos Santos.
Entre os dias 22 e 26, serão realizadas cinco lives, sempre das 16h às 17h30. A primeira será voltada a profissionais da área. No dia seguinte, a transmissão abordará a expressão cultural e a prevenção e contará com diversos representantes da área. No dia 24, no mesmo horário, o assunto será esporte e prevenção, com a participação de atletas.
No dia 25, uma das lives vai tratar da espiritualidade como fator de proteção e terá a presença de lideranças jovens de diferentes religiões. A outra, para encerrar as atividades, terá a participação de grupos artísticos. Nos dias 23, 24 e 25, também haverá salas de bate papo com as juventudes sobre a temática.
AA
O Alcoólicos Anônimos (AA) também continua funcionando durante a pandemia e quem busca ajuda pode acessar o site.
Fonte: Por Rosiane Cunha/Hoje em Dia / Foto: Imagem Ilustrativa Web
Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp
Clique aqui e siga-nos no instagram
Clique aqui e siga-nos no facebook
JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER