Ainda vivenciando a pandemia de coronavírus os times da capital mineira planejam os retornos aos treinos a partir da próxima semana. Cruzeiro e Atlético já tem autorização para voltarem aos centros de treinamentos mas com restrições, já o América solicitou formalmente a prefeitura de Contagem, autorização para retornar as atividades.
Após reunião, Cruzeiro marca retorno aos treinos para quarta-feira
Depois de obter a liberação da Prefeitura de BH, o Cruzeiro definiu a data de reinício dos treinos para o grupo profissional. Os jogadores serão submetidos testes para detectar a COVID-19 na segunda-feira que vem, com resultados no dia seguinte, terça. O retorno às atividades presenciais está marcado para quarta-feira, dia 20, na Toca da Raposa II, com o grupo realizando as avaliações físicas após o período de férias e quarentena em decorrência da pandemia.
Depois que a Secretaria Municipal de Saúde autorizou o reinício dos treinamentos, o departamento de futebol do Cruzeiro se reuniu na noite desta quarta-feira para programar como será o retorno dos jogadores. Nesta sexta-feira, os funcionários serão submetidos aos testes de COVID-19 e vão preparar a Toca da Raposa II para receber os atletas, na semana que vem.
O chefe do departamento de futebol celeste, Carlos Ferreira, disse ao Superesportes que o retorno dos jogadores será cercado de todos os cuidados e seguirá protocolo elaborado pelos médicos do clube. A Toca da Raposa II passará por um processo de higienização para receber o grupo profissional e a comissão técnica.
Atlético vai realizar testes de Covid-19 e treinos podem voltar na próxima semana
O Atlético-MG ainda não sabe quando retomará os treinamentos diários na Cidade do Galo. Havia uma expectativa quanto ao resultado dos exames feitos na última segunda-feira. Eles foram recolhidos pelo departamento médico alvinegro, mas não são totalmente conclusivos. O clube informou que alguns testes precisarão ser refeitos.
Cerca de 120 pessoas – jogadores, comissão técnica e funcionários – foram testados na Cidade do Galo. Só com o resultado completo de todos os exames é que o clube vai programar a data de retorno aos treinamentos. Isso deve acontecer na próxima semana.
No primeiro dia de análises, ficou constatado que três funcionários do clube apresentaram sintomas suspeitos da Covid-19 e foram prontamente colocados em quarentena, sob observação. Segundo o presidente Sérgio Sette Câmara, o departamento médico do clube elabora relatórios diários sobre o andamento dos exames.
Nota Oficial
Acerca dos exames da Covid-19, realizados na última segunda-feira, na Cidade do Galo, o CAM informa que aguarda os resultados finais. Alguns testes precisarão ser refeitos.
O diretor médico do clube, Rodrigo Lasmar, fala sobre a possibilidade do reinício das atividades: “De posse de todos os resultados, na próxima semana, teremos condições de avaliar e discutir o momento ideal de retorno aos treinamentos”.
América envia pedido à prefeitura de Contagem para voltar aos treinos
América avaliará futuro de Sabino e Guilherme Borges após definição de calendário. Junto do pedido, o clube encaminhou um plano de ação elaborado pelo departamento médico alviverde. A prefeitura do município analisará o ofício enviado pelo Coelho e, em caso de resposta positiva, o clube poderá executar o planejamento traçado.
O presidente do clube alviverde, Marcus Salum, revelou que o planejamento do clube alviverde é de voltar às atividades ainda no mês de maio.
“O América está tomando todas as providências para retomar em maio, esse é o nosso planejamento. Antes que a gente busque as licenças, as liberações, nós estamos cuidando dos insumos, dos testes e da validação de protocolos. Tão logo a gente tenha controle de como começar, aí sim nós vamos partir para busca das licenças que, bem embasadas, serão liberadas. Não vamos afobar, porque o momento ainda está complicado, mas o nosso planejamento é voltar ainda em maio”, disse o mandatário.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Contagem afirma que o parecer “será encaminhado ao Comitê de Enfrentamento à COVID-19, que com base no descritivo técnico, será responsável pelas definições”. A previsão é de que o clube alviverde receba a resposta da análise nesta sexta-feira.
Atlético e Cruzeiro já conseguiram liberação da prefeitura de Vespasiano e Belo Horizonte, respectivamente, para retorno aos treinos.
Presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Adriano Aro afirmou no fim do mês passado que o Campeonato Mineiro não seria retomado em maio. A intenção é voltar com o calendário na segunda quinzena de junho.
Fonte: Globo Esportes/Superesportes / Foto: Globo Esportes
Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp
Clique aqui e siga-nos no instagram
Clique aqui e siga-nos no facebook
JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER