Conecte-se Conosco

Colunistas

A quem interessa o caos na saúde do nosso país?

Publicado

em

O que o Governo Federal tem feito para enfrentar a crise do COVID– 19, em nosso país, têm sido o necessário?

A quem interessa o caos? As fakes News e sua ainda grande influência em tempos de pandemia, o que fazer?

Enfim, vou procurar de forma sintética tentar responder a essas questões. Primeiramente, vale destacar as ações do Governo Federal no combate ao COVID- 19, em nosso território, como todos já sabemos o auxilio emergencial tratou-se de medida necessária ao enfrentamento da crise.

Aí destaco o trabalho do congresso nacional em dar celeridade ao projeto, bem como, apresentar emendas para a majoração do valor até então proposto pelo governo federal, portanto, tratou-se de uma excelente medida, que ajudará no fomento de nossa economia.

O que o governo tem feito, esta sendo o necessário?, entendo que o que esta ao seu alcance sim ate o presente momento.

Para poder acompanhar todas as ações do governo, foi lançado esse site https://www.gov.br/cgu/pt-br/coronavirus/governo-federal, ao qual é informado diariamente as varias ações, desde a disponibilidade de recursos, bem como, informações sobre a doença.

Um breve resumo: Amapá, Ceará, Paraíba e Pernambuco foram contemplados com a entrega dos respiradores. Ao todo, a pasta distribuiu 487 aparelhos para o combate à Covid-19. O estado de Amazonas recebeu do governo reforço financeiro na ordem de R$ 1,440 milhão e conta com 110 leitos habilitados (dez a mais na data de hoje).

Foram abertas 480 vagas para profissionais de saúde atuarem em emergências clínicas e cuidados intensivos. Edital que vai investir R$ 50 milhões em pesquisas, novas drogas e tratamentos recebeu 2.203 propostas.

Enfim, são varias ações positivas para o enfrentamento da COVID-19.

A segunda questão é um ponto forte, a quem interessa o caos?

Pois bem, não quero aqui generalizar e dizer que a oposição quer o caos da saúde e por ai vai, mas tenho a impressão que a famigerada ‘politica do quanto pior melhor’, que ainda impera em nossa sociedade, torce para que isso ocorra e portanto, fica evidente que o COVID-19, em nosso País, se transformou também em argumento politico de ataque.

Além do mais, o caos interessa a gestores que se fingem de comprometidos com a gestão, mas no fundo estão olhando a interesses escusos. Na manhã de hoje dia 07 de maio, foi realizada no Estado do Rio Janeiro, a prisão do ex-secretario de saúde, suspeito de uma série de crimes contra administração pública, sem entrar no mérito de sua prisão de sua culpabilidade ou não, pessoas más intencionadas, estão aproveitando da crise do COVID-19, para celebrar contratos, realizar compras com produtos com sobre preço, sem a realização de licitação e por ai vai, com interesses escusos e isso precisa ser investigado a fundo.

A CGU (Controladoria Geral da União), precisa concentrar esforços e auditar as compras, contratos, que estão sendo realizados nesse período, uma grande força tarefa seria o ideal.

E as fakes News? Eis um grande problema que advém da desinformação que toma conta de nossas redes sociais. Infelizmente isso é péssimo para a sociedade, tratam-se mentiras que contaminam milhões de pessoas. Penso que a única forma de combater essa prática, além dos mecanismos que as redes sociais precisam utilizar para evitar, é a conscientização das pessoas de que goste ou não da imprensa oficial, cito aqui radio/ tv/jornal, ao menos as informações são verídicas.

Você pode discordar do posicionamento, da forma como é transmitida a informação, mas jamais assistirá ou vai ler em um jornal, que estão enterrando pedras no lugar de corpos sem nenhum tipo de evidência, nesse sentido.

O compromisso com a informação deveria ser escopo, no processo educacional no nosso País.

PARA REFLETIR:
A tarde é a velhice do dia. Cada dia é… A tarde é a velhice do dia. Cada dia é uma pequena vida, e cada pôr do Sol uma pequena morte.
Arthur Schopenhauer

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade