Governo Estadual
Minas Gerais inicia desinfecção contra a Covid-19
Uma das ações realizadas pelo Governo de Minas e demais parceiros na prevenção e combate à pandemia da Covid-19 é o treinamento para a desinfecção de ambientes. Cerca de 80 profissionais de 14 municípios da região metropolitana e central do Estado participaram desta primeira fase da capacitação.
Segundo o Governo de Minas os agentes foram indicados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e levarão os conhecimentos e técnicas para serem implementadas em seus municípios.
Na última quinta-feira dia 09 de abril, os agentes realizaram a última etapa da capacitação com a prática da descontaminação de uma estação de ônibus do Move, em Belo Horizonte. A capacitação foi direcionada, principalmente, para locais de grandes aglomerações, como estações de ônibus.
Segundo o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Rodrigo Rodrigues, a capacitação será estendida para outras regiões do estado.
“Fizemos uma integração de esforços, pegando a expertise do Exército e do Corpo de Bombeiros de Minas. Vamos realizar mais capacitações deste tipo no interior do estado, multiplicando o conhecimento na luta contra a Covid-19. São ações mitigadoras para diminuir os danos deste inimigo invisível”, reforçou.
Treinamento
A capacitação foi realizada entre os dias 7 e 9 de abril, na sede do 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha do Exército Brasileiro. O treinamento foi ministrado por militares que atuam na Seção de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) da Escola de Instrução Especializada (ESIE) do Exército Brasileiro e bombeiros militares do Pelotão de Emergências Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (PQBRN).
A instrução permite que os profissionais das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdecs) tenham uma visão geral sobre o risco de contaminação do coronavírus e a importância do procedimento de desinfecção das áreas públicas de grande circulação de pessoas para a prevenção da disseminação do vírus. Eles também foram orientados quanto às soluções disponíveis para a sanitização, os riscos destes produtos e a forma adequada de utilizá-los.
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) também foram foco da capacitação, que mostrou a maneira correta da colocação e retirada, bem como o descarte correto dos EPI’s e resíduos gerados na desinfecção.
Os profissionais ainda aprenderam sobre o risco oferecido pelo coronavírus, suas formas de transmissão e o tempo estimado de permanência nas diferentes superfícies. Com isso, a expectativa é que repassem as orientações aos municípios de origem para que o esforço se multiplique em todo o estado.
Foto/Fonte: Gil Leonardi/Agência Minas