Defesa civil
Meteorologia prevê mais chuva em Minas Gerais nos próximos dias
Mesmo atingindo em apenas 10 dias todo o volume de chuvas previsto para o mês de fevereiro em Minas Gerais, as águas do verão ainda não chegaram ao fim, e segundo a meteorologia nos próximos dias mais chuvas vão atingir o estado.
Conforme informado pelo instituto Clima Tempo, a situação meteorológica para os próximos dias é preocupante. A circulação de ventos sobre o Brasil, o fluxo de ventos da direção norte se intensifica novamente e mais ar úmido e quente será direcionado do Norte para o Centro-Oeste e para o Sudeste do Brasil.
Além disso, um grande sistema de baixa pressão atmosférica deve se organizar sobre as Regiões Sudeste e Centro-Oeste colaborando para formar e manter as nuvens muito carregadas sobre estas Regiões.
De acordo com o Climatempo, até a próxima terça-feira, dia 11 de fevereiro, uma nova frente fria estará avançando pelo litoral da Região Sudeste, o que vai ajudar a formar mais áreas de chuva sobre o interior da Região Sudeste.
Minas Gerais
No caso de Minas Gerais, desta vez, as áreas de chuva mais persistentes e volumosas devem ocorrer em todas as áreas do estado, principalmente na área entre a Grande Belo Horizonte, o Triângulo/alto Paranaíba, e o Sul de Minas e a Zona da Mata Mineira.
Ainda segundo o Climatempo, também existe a possibilidade da região noroeste de Minas Gerais ser atingida por fortes chuvas.
Por fim foi ainda considerado pelo Climatempo que regiões como o Vale do Rio Doce e o Vale do Jequitinhonha podem ter pancadas de chuva nos próximos dias, mas que não devem ser problemáticas até esta segunda-feira, dia 10 de fevereiro.
A Defesa Civil de BH alerta para pancadas de chuva com raios e rajadas de vento
Nesta segunda-feira (10) são esperadas fortes pancadas de chuva a qualquer hora do dia, acompanhadas ainda por raios e rajadas de vento na capital mineira.
Ainda nas próximas horas o céu permanece entre nublado e completamente encoberto e, até a manhã de terça-feira (11), permanece válido um alerta de precipitações emitido pela Defesa Civil de Belo Horizonte.
O órgão recomenda cautela a todos os moradores da cidade e pede que motoristas evitem trafegar por avenidas onde costumeiramente há risco de inundação ou transbordamento de córregos no momento mais intenso da chuva.