Conecte-se Conosco

Economia


Com quase 10 mil empresas ativas, Nova Serrana atinge prazo recorde de um dia para abertura de novas empresas

Publicado

em


O Município de Nova Serrana, por meio da Sala Mineira do Empreendedor, registrou no mês de setembro o menor prazo para abertura de empresa de sua história. A cidade obteve um significativo salto de 34 dias em 2017 para média de um dia e uma hora em setembro de 2019.

A redução do prazo de abertura de empresas significa maior celeridade no processo de abertura das empresas e ainda a desburocratização do processo, que atualmente vem sendo acompanhado e orientado pela Sala Mineira do Empreendedor, gerida pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.

Os resultados, no entanto não são pela baixa quantidade de registros de empresas na cidade. Segundo os dados da Sala Mineira do Empreendedor, até o dia 24 de outubro foram realizadas pela Sala Mineira, 364 constituições de empresas e 1.096 alterações.

Ao todo a sala mineira contabilizou uma média de quase cinco processos realizados por dia, somando 1.460 procedimentos em 297 dias do ano, sem contar os finais de semana e feriados. Foi aberta uma média de 1,7 empresas por dia no município em 2019 e ainda a cidade registrou um saldo de 965 Micro Empreendedores Individuais (MEI’s) e 72 empresas não MEI ativos.

Crescimento do número de empresas

O crescimento e a resolutividade dos serviços prestados pela Sala Mineira do Empreendedor também podem ser vista quanto ao aumento do número de empresas ativas em Nova Serrana.

No ano de 2017 quando aberta a Sala Mineira, o município tinha 7.514 empresas abertas, destas 4.174 eram MEI e 3.340 se enquadravam em outros tipos jurídicos. Em 2018 esse número subiu para 5.555 MEI’s e 3.364, sobre outro regime, somando então 8.920 empresas.

Em 2019 por sua vez, ainda faltando cerca de 68 dias para o fim do ano a cidade contabiliza 6.520 MEI’s e 3.436 sobre outro regime jurídico, tendo um total de 9.956 empresas ativas, antes mesmo do encerramento do ano.

Mudanças

Na perspectiva do secretário responsável pela pasta, Marco Aurélio Lacerda, “a redução se deu ao trabalho conjunto de vários setores da prefeitura, focado na gestão de projetos e gestão de tempo, além do suporte dado pela JUCEMG, com isso, revisando mensalmente os processos, sempre identificamos alguma melhoria a ser realizada fazendo com que os prazos sejam cada vez menores”. Disse Marco Aurélio.

O secretário também aponta que “a Sala Mineira trouxe um foco que não existia antes no município, totalmente voltada aos empreendedores e aqueles que desejam se tornar empreendedor. Com isso, conseguimos focar e atacar naqueles processos que muitas vezes impediam o desenvolvimento das empresas antes mesmo do início de suas atividades”.


Ainda segundo Marco Aurélio “analisando os dados, vejo que o mais significativo é o prazo médio pra abertura de empresas que conseguimos melhorar.  Estamos muito felizes com todo o resultado alcançado nos processos de desburocratização e formalização de empresas de Nova Serrana, resultado alcançado com o esforço de várias pessoas que buscam simplificar os processos”. Explicou

Conforme observado pelo representante da pasta de Indústria e Comércio, “com a inauguração da Sala, fizemos o nosso dever de casa, revisamos as legislações e propusemos as correções necessárias que foram acatadas pelos setores e todo esse processo resultou nesse excelente resultado”. Apontou.

Melhorias vêm por ai

Por fim o secretário ressaltou que outras ações devem ser tomadas e que a prefeitura já atua visando novas ações que possam trazer melhorias para o município.

Conforme informado em primeira mão, a secretaria agora trabalha na aplicação do alvará on-line, o que deve deixar o processo de abertura de empresa ainda mais ágil no município. “Nós da secretaria de indústria e comércio e também sala mineira do empreendedor não medimos esforços para melhorar ainda mais e buscar tranquilidade para quem quer empreender. Em breve estaremos anunciando o alvará on-line, onde o contribuinte não mais precisará vir buscar o alvará de localização e funcionamento, estando disponibilizado a partir do próprio site da prefeitura para o contribuinte.” finalizou

Publicidade 3
Publicidade 4

Política