Conecte-se Conosco

Editorial - Opinião sem medo!

A pressa sempre foi inimiga da perfeição

Publicado

em

Os mais velhos detém a sabedoria e uma das primícias que sempre se ouve é que “para fazer bem feito e mal feito, se gasta a mesma energia, a diferença é a qualidade de gratificação do resultado obtido”.

Essas palavras são diretrizes que são diariamente colocadas em pauta na redação deste Popular e como jornalistas procuramos ao máximo, dentro de nossas limitações, levar tal ensinamento para a prática de nosso trabalho.

Contudo quando avaliamos a aplicação na política vemos que a filosofia dita pelos sábios não é apregoada com o zelo que se merece. Vamos aqui então elucidar os fatos políticos que chamaram e muito a atenção de nossa reportagem nesta terça-feira, inclusive sendo tema de uma de nossas matérias principais.

Veja bem leitor, na tarde da última terça-feira, dia 24 de setembro foi protocolado na Câmara Municipal de Nova Serrana um “abaixo-assinado”, que segundo informado pelo vereador Jadir Chanel, tinha como foco provocar a mesa diretora.

A iniciativa na perspectiva do vereador era baseada no regimento interno da Câmara de Nova Serrana, e tem o caráter de motivar a mesa diretora a promover o fim dos recebimentos dos vereadores afastados pela justiça, e ainda, dar início ao processo de cassação dos seis vereadores.

Diante da atual situação financeira da Câmara (que será tema de matéria e editorial posteriormente), seria salutar que efetivamente alguma medida fosse tomada. Contudo para que tal ação tenha o mínimo de validade, ou melhor, para que tal abaixo-assinado tenha o mínimo de credibilidade uma série de fatores não foi observada.

Não se sabe por qual motivo, mas quando nossa reportagem questionou ao vereador Jadir Chanel se o mesmo obteve orientação jurídica para realizar tal procedimento e a resposta do mesmo foi que não consultou e não foi orientado por ninguém.

Bom, talvez se tivesse tido mais cautela e menos pressa, teria buscado e promovido o recolhimento das assinaturas dentro dos padrões que são estabelecidos pelo mesmo regimento interno que o Jadir citou como base para realização da iniciativa popular.

A pressa é a inimiga da perfeição, e aqui podemos afirmar que a pressa fez com que 132 folhas fossem preenchidas sem nenhum padrão, critério e até mesmo responsabilidade.

Faltaram dados básicos solicitados pelo regimento interno, faltou a presença do secretário (que já manifestou interesse por diversas vezes na cassação dos seis afastados), para validar e conferir a normativa e regularidade, faltou credibilidade, faltou o zelo com o trabalho feito.

Para ser sinceros, faltou até o ofício para apresentação das assinaturas, o mesmo apresentado em nossa reportagem apareceu somente após nosso jornalista questionar ao vereador se não seria prudente ter um oficio registando o protocolo dos documentos.

Teve ainda o desespero do vereador suplente, que não sabia se tinha assinado ou não o abaixo- assinado, tentando encontrar seu nome na folha, para rabiscar sua assinatura podendo então vir a votar caso a cassação fosse implementada pela mesa diretora.

Como se não bastasse ao questionar sobre o fato, alguns cutucões em seus assessores eram dados de forma sutil, tentando fazer com que nós, deste Popular não percebêssemos que o mal feito estava feito, alias, o mal feito foi feito em todo o processo desde seu início até a apresentação do documento no legislativo municipal.

Tudo bem não faltou vontade, mas faltou expertise, inteligência e cumprimento de regras para que a ação tivesse a mínima validade. Em tempos onde todos são inimigos, todos querem engolir um ao outro, inclusive, os suplentes dos próprios partidos dos seis afastados, é necessário maior zelo e cuidado para que tudo seja feito diante das especificações e diretrizes da lei, no caso o regimento interno da casa.

Para finalizar queremos ressaltar que nenhum esforço é em vão, as inúmeras assinaturas sem qualquer documento de comprovação, sem qualquer legibilidade, sem qualquer certificação e que foram realmente registradas por cidadãos insatisfeitos serviram para que os vereadores aprendam que, a pressa é sim a inimiga da perfeição, e quem sabe assim da próxima vez, possam fazer direito e bem feito, o trabalho de legislar e representar “corretamente” a população de Nova Serrana.

Queremos ainda ressaltar que como meio de comunicação este Popular de maneira alguma é contra o abaixo-assinado, porém temos convicção que se é para representar em nome do povo que o faça direito, seguindo as regras e promovendo ações que tenham validação e legitimidade antes de qualquer coisa.

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade