Economia
Feira italiana gera mais de US$ 4 mi para calçadistas brasileiros
As exportações brasileiras de calçados iniciaram o ano fortalecidas com os números da primeira participação internacional das marcas brasileiras em feiras do segmento. Na Expo Riva Schuh, mostra que aconteceu em Riva del Garda/Itália, entre 13 e 16 de janeiro, 50 grifes verde-amarelas comercializaram 311,1 mil pares de calçados que geraram mais de US$ 4 milhões. Os números estão no relatório da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que por meio programa Brazilian Footwear, mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), viabilizou a participação.
Segundo a analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruisa Korndorfer Scheffel,o número ficou estável em relação ao registro do ano passado. “Apesar de uma visitação um pouco inferior ao esperado, as empresas tiveram bons resultados e fizeram contatos com grandes players da Europa”, avalia a analista. Segundo ela, foram mais de 600 contatos com compradores internacionais e distribuidores, sendo quase 300 destes inéditos para as marcas participantes. Para os próximos seis meses, em decorrência dos contatos proporcionados, a expectativa é de que outros US$ 18,2 milhões sejam gerados com a venda de 1,4 milhão de pares.
Expositores
A gerente de Exportação da Pimpolho, Marcela Gerbis, ressalta que a segundo participação da marca de calçados infantis na mostra italiana foi positiva. “A Expo Riva Schuh nos permitiu atingir mercados importantes aos quais não conseguiríamos chegar sem essa participação”, destaca.
A possibilidade de abertura de novos mercado também foi a tônica da avaliação de Juliano Fontes, gerente de Exportação da Pegada, marca de calçados casuais do segmento masculino. “Durante a feira, a marca se reuniu com diversos clientes para fazer a manutenção de mercado e alinhavar os pedidos para esse semestre. Também saímos com a expectativa positiva de abertura de novos mercados”, projeta Fontes.
Voltando à mostra italiana após quase dez anos, a Grendene também saiu satisfeita com os negócios e contatos proporcionados pelo evento. O diretor de Exportação da fabricante, Alexandre Gastaldello, aponta que apesar de uma circulação menor do que a esperada a empresa fez ótimos contatos. “Trata-se de uma feira importante para o setor, onde é preciso estar presente”, comenta o diretor.
A 89ª edição da Expo Riva Schuh contou com mais de 1,4 mil expositores de 37 países e recebeu a visitação de mais de 13 mil compradores e distribuidores profissionais de diferentes mercados do mundo, principalmente da própria Itália, Alemanha, França, Reino Unido e Espanha.
Participaram da Expo Riva Schuh, por meio do Brazilian Footwear, as marcas Klin, Werner, Andacco, Carrano, Madeira Brasil, Verofatto, Piccadilly, Pegada, Cecconello, Vizzano, Beira Rio Conforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Modare Ultraconforto, Usaflex, Tabita, Pampili, Cravo & Canela, Jorge Bischoff, Loucos & Santos, Ramarim, Comfortflex, Whoop, Stéphanie Classic, Cristófoli, Andine, Smidt Shoes, Azaleia, Dijean, Opanka, Suzana Santos, Renata Mello, Kildare, Ala, Zatz, Sapatoterapia, Democrata, Petite Jolie, Sollu, Pimpolho, Indiana Colours of Brazil, Grendha, Grendene Kids, Copacabana, Capelli Rossi, Cocco Miami, Capodarte, Dumond e Ferrucci.
Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear
Sobre a Apex-Brasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça: www.apexbrasil.com.br