Clima - Tempo
Chegou o outono: veja como será o clima durante a estação no Centro-Oeste de MG

O outono, que começa nesta quinta-feira (20), no Brasil não sofrerá influência de nenhum dos dois fenômenos, nem o El Niño, nem o La Niña, segundo o meteorologista Ruibran dos Reis.
Os anos de 2023 e 2024 foram os mais quentes já registrados no Planeta, sob a influência do El Niño, fenômeno climático caracterizado pelo aquecimento anormal e persistente da superfície do Oceano Pacífico na linha do Equador.
Esse fenômeno traz como principais consequências para o Brasil seca na faixa norte das regiões Norte e Nordeste e grandes volumes de chuva no Sul do País, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em 2025, o Brasil passou a ter a influência do La Niña, que é quando há o resfriamento da faixa Equatorial Central e Centro-Leste do Oceano Pacífico. Esse fenômeno acontece a cada 3 ou 5 anos. E depois de um verão ainda quente, com seguidas ondas de calor — quando as temperaturas ficam acima da média para o período —, o outono não vai trazer muito refresco.
O outono, que começa nesta quinta-feira (20), no Brasil não sofrerá influência de nenhum dos dois fenômenos, nem o El Niño, nem o La Niña, segundo o meteorologista Ruibran dos Reis. A previsão para a região Centro-Oeste de Minas é que o início da estação seja de chuva. Mas o outono será marcado pela seca, com pouca chuva e com temperaturas 1 °C ou 2 °C acima da média histórica.
Em Divinópolis, o primeiro dia da nova estação tem previsão de chuva, com mínima de 19 °C e máxima de 27 °C.
• Nova Serrana tem 85% de chance de chuva nesta quinta, com previsão de temperaturas idênticas às de Divinópolis.
Itaúna e Formiga devem ter temperatura mínima de 18 °C e máxima de 26 °C.