Governo Estadual
Nova Serrana ultrapassa a casa de 4 mil casos prováveis de dengue em 2019
A cidade de Nova Serrana ultrapassou na última semana a casa dos 04 mil casos de dengue notificados no município. É o que apontou o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), divulgado na manhã da última terça-feira dia 09 de julho.
Segundo os dados recentemente informados o município registrou 4.007 casos prováveis de dengue em 2019. Contudo apesar do número total ser alarmante, a quantidade de casos registrados apenas na última semana sinaliza uma melhoria na condição do município.
Os dados apontam que Nova Serrana obteve 27 casos de dengue notificados. Os números mantem a cidade dentro da média de aproximadamente 21 casos por dia, contudo aponta uma redução relevante no número de notificações, uma vez que a semana anterior registrou 245 novos casos suspeitos de dengue no município.
Região
Os dados, atualizados pela SES-MG e divulgados nesta terça-feira, apontam que Divinópolis foi o município que registrou a maior quantidade de casos prováveis da doença na última semana. Desde o boletim divulgado no dia 02 de julho, a maior cidade da região registrou 149 novas notificações possíveis de dengue.
Em todos os 54 municípios pertencentes à Superintendência Regional de Saúde (SRS), foram contabilizados até o momento um total de 26.444 casos prováveis de dengue neste ano.
As cidades com o maior percentual da doença em notificações são Nova Serrana 4007 casos, Divinópolis, com 3.878 casos prováveis de dengue, Arcos, com 3.491 notificações e Pará de Minas, com 2.787 possíveis casos.
Cabe lembrar que entre os quatro municípios a cidade de Arcos é a que vivencia a pior situação epidemiológica pelo percentual de casos relacionados ao seu montante popular.
Em Nova Serrana aproximadamente 4 a cada 100 pessoas tiveram dengue e notificaram a suspeição da doença procurando uma unidade de saúde, em Divinópolis, 1,6 casos foi notificado a cada 100 populares, Pará de Minas contabilizou até o momento aproximadamente 3 casos de dengue a cada 100 habitantes, e Arcos registrou uma média de 8 casos a cada 100 moradores do município. (média obtida com base nos dados do IBGE cidades 2018)
Mortes por Dengue
Arcos, Lagoa da Prata, Martinho Campos, São Gonçalo do Pará, São Gotardo, Pitangui e Pompéu são as cidades da região que tiveram mortes por dengue confirmadas, até o momento, pela SES-MG.
Em 2019, até o momento, foram confirmados 107 óbitos por dengue em municípios de todas as regiões do Estado. É também importante ressaltar que outras 135 mortes estão em investigação para dengue no Estado. Conforme a SES-MG, os óbitos foram notificados ao longo de 2019 e não são, necessariamente, recentes.
Chikungunya e Zika
Segundo o Boletim, Nova Serrana com 13 e Pará de Minas com 12 notificações ainda são as cidades com o maior número de casos prováveis de chikungunya no ano de 2019, sendo que em todo o Estado de Minas Gerais, foram registrados 2.621 casos prováveis da doença, tendo ainda um óbito em investigação.
Até o momento, Divinópolis registrou 08 casos prováveis de zika no ano, sendo que 02 casos foram descartados com relação aos dados da última semana. Nova Serrana e Itaúna tem 06 casos notificados e Pará de Minas contabilizou 04 casos suspeitos.
Em todo o estado, foram registrados 1.006 casos prováveis de zika até a data de atualização do boletim Epidemiológico.