Minas
Ações de combate ao Aedes aegypti são intensificadas pela Prefeitura de Nova Serrana
![](http://www.opopularns.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Acoes-de-combate-ao-Aedes-aegypti-sao-intensificadas-pela-Prefeitura-de-Nova-Serrana.jpeg)
Levantamento aponta alto risco para dengue e chikungunya; ações emergenciais incluem mutirões de limpeza, aplicação de UBV e mobilização social
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Serrana finalizou na última semana de janeiro o primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. O resultado apontou um índice de 7,3, classificando a cidade em alto risco para incidência de dengue e chikungunya.
O levantamento foi realizado por bairro, permitindo a identificação das regiões que demandam maior atenção. Entre elas estão a região dos bairros São Geraldo, Morada do Sol, Cidade Nova, Santana, José Silva de Almeida, Serra Dourada e Santa Cruz. A maioria dos focos do mosquito foi encontrada dentro das residências, em locais como vasos de plantas, frascos com água, bebedouros de animais, fontes ornamentais e também em depósitos de obras, borracharias, calhas, lajes sem desníveis, piscinas sem tratamento e caixas de inspeção.
Diante desse cenário, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, fará a aplicação do UBV Leve, entre os dias 04 e 07 e 10 e 14 de fevereiro. O UBV Leve é um inseticida utilizado pelos agentes de endemias para eliminar o mosquito transmissor – realizado através das bombas costais.
A partir da sexta-feira (07), começam os Mutirões de Limpeza em diversos bairros. Juntamente com a Secretária de Obras e Desenvolvimento Urbano, as equipes da prefeitura percorreram diversos bairros da cidade durante as próximas quatro sextas-feiras do mês fevereiro.
Além disso, a partir dessa terça-feira (4) começará a aplicação A Secretária de Saúde Ana Clara Meytre reforça a importância da população em receber as visitas dos agentes de combate a endemias. “Esses agentes darão as orientações necessárias, mas também farão a remoção de focos do mosquito nos domicílios e a aplicação de tratamento adequado para conter a proliferação”. explica Ana Clara. Ainda conforme a chefe da pasta, serão realizadas ações de mobilização social, envolvendo escolas e empresas na luta contra as arboviroses.
Paralelamente, a Secretaria de Saúde está finalizando o Plano de Contingência para Enfrentamento das Arboviroses de 2025, que incluí a qualificação dos profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de endemias e agentes de saúde, para um manejo clínico adequado, especialmente nas unidades de saúde da família (PSFs e UBSs).
Além disso, a Secretaria já iniciou o processo de aquisição de insumos, medicamentos e materiais de laboratório, garantindo um atendimento eficiente aos pacientes, caso necessário. O compromisso é prevenir, atender e tratar de forma eficaz.
A Prefeitura de Nova Serrana pede para que a população acompanhe as datas pelos cronogramas que serão divulgados nos canais oficiais.
CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DO UBV LEVE
A Vigilância Epidemiológica também divulgou o cronograma para a aplicação do UBV Leve nos bairros:
Terça-feira (04/02)
Tarde: São Geraldo
Quarta-feira (05/02)
Tarde: José Silva de Almeida
Quinta-feira (06/02)
Manhã: Concesso Elias
Tarde: Morada do Sol
Sexta-feira (07/02)
Manhã: Centro
Tarde: Santa Luzia I
Os trabalhos seguirão até o dia 14 de fevereiro, abrangendo outros bairros do município.
Segunda-feira (10/02)
Manhã: Novo Horizonte
Tarde: Cidade Nova
Terça-feira (11/02)
Manhã: Fartura
Tarde: Vila Ozanan
Quarta-feira (12/02)
Manhã: Fábio Aguiar
Tarde: Itapuã
Quinta-feira (13/02)
Manhã: Romeu Duarte
Tarde: Sandra Regina
Sexta-feira (14/02)
Manhã: Maria José do Amaral
Tarde: Fausto Pinto
MUTIRÕES DE LIMPEZA
Os mutirões ocorrerão das 8h às 15h, conforme o cronograma abaixo:
07/02 – São Geraldo, Santana, José Silva de Almeida, Morada do Sol, Santa Cruz I e II, São José e Cidade Nova.
14/02 – Centro, Fartura, Vila Ozanan, Araguaia, Marisa, Maria José Amaral e Gumercinda Martins.
21/02 – Mariana Martins, Novo Horizonte, Veredas, Fábio Aguiar, Romeu Duarte, Jeferson Batista, Fausto Pinto e Dona Zeli.
28/02 – Santo Antônio, Itapuã, Belvedere, Antônio Venâncio I e II, Lincoln Nogueira I e II, Esplanada, Concesso Elias, Frei Ambrósio, Esplanada e Sandra Regina.
A Prefeitura solicita o apoio da população para eliminar os criadouros do mosquito e reforça seu compromisso com a prevenção e o combate à dengue, chikungunya e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Fonte: Prefeitura de Nova Serrana