Conecte-se Conosco

Saúde

Você costuma tirar um cochilo após o almoço? Entenda como esse hábito pode te beneficiar

Publicado

em

Cochilos breves ajudam a reduzir a pressão arterial, melhoram a atenção e o desempenho cognitivo, além de diminuírem a percepção de fadiga - Foto: Viktoria Korobova/iStockphoto

Tirar uma soneca depois do almoço não é apenas um hábito, mas um comportamento que faz parte da rotina diária de muitas pessoas ao redor do mundo. Mas, além de um costume, dormir um pouquinho depois do almoço pode ser uma boa maneira para cuidar da saúde.

Segundo o neurologista Fidel Meira, médico cooperado da Unimed-BH e presidente do Capítulo Minas Gerais da Academia Brasileira de Neurologia, a prática da sesta, o repouso após o almoço, pode proporcionar inúmeros benefícios, mas isso depende de como ela é realizada. “Sestas curtas ajudam a reduzir a pressão arterial, melhoram a atenção e o desempenho cognitivo, além de diminuírem a percepção de fadiga. Quando combinada com uma dieta saudável, como a mediterrânea, a sesta pode potencializar os benefícios cerebrovasculares e cardiovasculares”, destaca.

Um estudo desenvolvido na Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, afirma que uma soneca durante a tarde pode fazer com que as pessoas se sintam mais concentradas, além de oferecer um momento de tranquilidade para que elas se recuperem mentalmente ao longo de um dia.

O neurologista pondera, porém, que, para que os benefícios dos cochilos sejam maximizados, é necessário que esses momentos de sono durante o dia sejam curtos, com uma duração de até 30 minutos. O médico ainda acrescenta que o momento ideal para a soneca vespertina é no início da tarde, antes das 13h.

Fonte: O Tempo

Publicidade https://www.opopularns.com.br/wp-content/uploads/2024/12/TRANKAS-CHAVES.jpg
Publicidade 09

Política