Conecte-se Conosco

Economia

Conta de luz sem taxa extra em 2025 depende de regime de chuvas

Publicado

em

Imagem: Banco de imagens/Freepik

A manutenção da conta de luz sem taxas adicionais em 2025 está diretamente relacionada ao volume de chuvas — e as perspectivas são positivas. Foi o que explicou, nesta terça-feira (21), Sandoval Feitosa, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Em entrevista coletiva, ele destacou que, se as previsões de precipitação se confirmarem, especialmente nas regiões atualmente beneficiadas pelas chuvas, é viável manter a bandeira tarifária verde ao longo de todo o ano.

Após enfrentar uma seca histórica em 2024, o setor elétrico brasileiro iniciou um processo de recuperação com a chegada do período chuvoso. A expectativa para 2025 é de temperaturas mais amenas e maior incidência de chuvas durante o verão, fatores que contribuem para a preservação dos reservatórios das hidrelétricas. Tal condição favorece a manutenção da bandeira tarifária verde na maior parte do ano, evitando cobranças extras na conta de luz.

“A perspectiva para o ano é muito favorável e nós também esperamos que o comportamento tarifário ao longo do ano seja o mais previsível possível, mas é claro que dependemos também da discussão de políticas públicas que estão ocorrendo nesse momento entre o poder Executivo e Legislativo”, disse Sandoval.

Banco de imagens/Freepik  – Fonte: https://www.instagram.com/p/DFGzw2_tyit/

Publicidade https://www.opopularns.com.br/wp-content/uploads/2024/12/TRANKAS-CHAVES.jpg
Publicidade 09

Política