Conecte-se Conosco

Religião

Vaticano anuncia que gays poderão se tornar padres, mas com uma condição

Publicado

em

Foto: Tiziana Fabi/ AFP

O Vaticano publicou nesta sexta-feira (10) novas orientações para que seminários permitam que homens gays se tornem padres – desde que sejam celibatários. Ou seja, desde que não se casem e não se envolvam em relações amorosas ou sexuais. O documento, elaborado pela Conferência Episcopal Italiana (CEI), difere de uma instrução de 2016 que barrava seminaristas que tivessem “tendências homossexuais profundas”.

Segundo o Vaticano, as novas orientações foram aprovadas em novembro e são válidas imediatamente, podendo ser reavaliadas depois de um período de três anos.

O movimento da CEI é mais um aceno do papado de Francisco à população LGBTQIA+, junto a falas tidas como acolhedoras do pontífice e decisões como a que permitiu que padres abençoem casais do mesmo sexo e pessoas em seu segundo casamento. Essa medida, entretanto, não reconheceu o casamento gay na Igreja Católica.

As novas orientações foram publicadas sem alarde no site da CEI nesta quinta-feira (9). Segundo o documento, diretores de seminários devem levar em consideração a orientação sexual de um seminarista, mas apenas como um aspecto de vários.

Foto: Tiziana Fabi/ AFP – Com informações de O Tempo: https://www.instagram.com/p/DEqq_0_gWC7/

Publicidade https://www.opopularns.com.br/wp-content/uploads/2024/12/TRANKAS-CHAVES.jpg
Publicidade 09

Política