Clima - Tempo
Ponte com estrutura abalada segue interditada após chuvas em Nova Serrana; veja rota alternativa
As fortes chuvas que atingiram Nova Serrana nesta quinta-feira (9) causaram estragos significativos na estrutura da ponte localizada na Rua Coronel Martinho Ferreira do Amaral, que conecta o Centro da cidade à BR-262.
A Prefeitura de Nova Serrana anunciou a interdição temporária da via como medida preventiva para evitar acidentes e garantir a segurança de motoristas e pedestres. Veja rota alternativa abaixo.
Segundo o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fabiano Cunha, uma avaliação preliminar realizada pelas equipes de engenharia apontou que, embora os pilares e vigas principais da ponte não tenham sido comprometidos, o aterro que sustenta a estrutura foi severamente danificado.
Ele também destaca a necessidade de uma análise detalhada das causas do problema.
“Sabemos que a enchente foi provocada por uma chuva excepcional, mas é essencial identificar os fatores que levaram ao estrago na estrutura para que possamos refazer o trabalho e evitar que a situação se repita”, disse.
A Prefeitura também informou que a ponte permanecerá interditada por tempo indeterminado, até que todos os reparos necessários sejam realizados.
Com a interdição da ponte, a Prefeitura orienta a população a utilizar a rota alternativa para acessar a BR-262 e circular entre as regiões afetadas.
Equipes da Secretaria de Trânsito estão posicionadas em pontos estratégicos para orientar os motoristas, e sinalizações foram reforçadas nas proximidades da área interditada.
As ruas em Nova Serrana amanheceram nesta sexta-feira (10) com lixo e muita lama. Segundo o Executivo, equipes percorreram a cidade para mapear os locais que foram prejudicados. O secretário de Trânsito, Transportes e Defesa Civil, coronel Wemerson Lino, destacou dois pontos que foram bastante afetados.
O secretário disse também que o prefeito Fábio Avelar está em Belo Horizonte para tratar da situação da cidade e deve decretar estado de calamidade pública ainda nesta sexta.
O temporal de cerca de 45 minutos foi suficiente para causar inundações em diversos pontos do município. O Ribeirão Fartura, que corta a região central, não suportou o volume de água e transbordou, invadindo vários comércios. Apesar disso, nenhuma pessoa ficou ferida segundo a Defesa Civil Estadual.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram atendidas oito ocorrências durante a tempestade. A maioria delas para vistoria em imóveis. Contudo, em nenhum dos imóveis vistoriados foi constatado dano estrutural.
Nas imagens feitas por moradores (veja abaixo), é possível ver motos e carros sendo arrastados no Centro. O vídeo também mostra a força da enxurrada e as ruas transformadas em rios. Várias casas foram invadidas pela água.
Os alagamentos também atingiram locais de grande circulação, como a pista de corrida na Avenida Fausto Pinto da Fonseca, que foi tomada pela água.
Foto: Prefeitura de Nova Serrana/ Divulgação – Com informações de g1 Centro Oeste de Minas: https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2025/01/10/ponte-com-estrutura-abalada-segue-interditada-apos-chuvas-em-nova-serrana-veja-rota-alternativa.ghtml