Arcos
Documentário celebra o impacto do Limestone, movimento que fomentou o cenário musical independente no Centro-Oeste de Minas
Reunindo bandas de Arcos e de cidades vizinhas, um evento gratuito voltado à música independente e autoral foi criado em 2016: o Limestone Fest. Organizado por músicos locais, o festival se transformou em um movimento que fomentou a cena musical da região, revelando talentos e fortalecendo a rede de contatos entre os artistas.
E um documentário, que foi lançado há cerca de um mês, mostra retratar essa história emblemática. Dirigido por André Castro Salviano, o curta-metragem, contemplado pela Lei Paulo Gustavo e que está disponível em plataforma de vídeo na internet, é fruto do trabalho colaborativo entre músicos, amigos e a produtora audiovisual do pai do diretor.
O Limestone impactou não só Arcos, mas também cidades como Lagoa da Prata, Formiga, Itaúna e Divinópolis, criando um intercâmbio cultural entre as bandas.
Ao longo dos anos, o evento gerou um aumento significativo na produção de material autoral, como singles, EPs e videoclipes.
E o movimento promete continuar com eventos em 2025. O Limestone Fest, por exemplo, está previsto para o dia 16 de agosto. Outros circuitos de shows ao longo do ano também serão realizados.
O projeto busca não só contar a história das bandas, mas também inspirar as novas gerações de músicos e artistas da região.
Foto: Arquivo Pessoal/André Castro Salviano – Com informações de g1 Centro Oeste de Minas: https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2024/12/22/documentario-celebra-o-impacto-do-limestone-movimento-que-fomentou-o-cenario-musical-independente-no-centro-oeste-de-mg.ghtml