Governo Estadual
Nova Serrana segue com o maior número de casos notificados de dengue no centro Oeste Mineiro

Foi publicado nesta terça-feira, dia 25 de junho o Boletim Epidemiológico, Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), sobre os casos de dengue em todo o estado e na região centro Nova Serrana segue sendo a cidade com o maior número de casos notificados no na região.
Segundo informado em Nova Serrana foram registrados 3.735 casos da doença, sendo que junto com as cidade de Lagoa da Prata e Divinópolis, a capital do calçado está com a taxa de incidência de casos muito alta da doença.
A taxa de incidência da doença considera não apenas o número absoluto de casos prováveis (entre suspeitos e sob investigação), mas também a proporcionalidade dos casos em relação ao tamanho da população de um determinado município.
Casos descartados e registrados
No município e Lagoa da Prata, no entanto o boletim aponta que 158 casos prováveis de dengue foram descartados pela SES MG. Assim nos dados atualizados desta semana, o município registrou 1.202 casos e não mas 1360 como informado na última semana.
Já em Divinópolis, mais 102 casos foram registrados em pouco mais de uma semana. A cidade que é da região registrou 3.548 casos prováveis da doença esta semana.
Mortes por dengue
Já foram confirmadas mortes por dengue nas cidades do Centro-Oeste de Arcos, Lagoa da Prata, Martinho Campos, São Gonçalo do Pará, São Gotardo, Pitangui e Pompéu.
Ao todo neste ano, até o momento, foram confirmados 86 óbitos por dengue, sendo que as cidades de Uberlândia com 16 mortes, Betim com 13óbitos e Belo Horizonte com 12 mortes, e ainda, Juiz de Fora com 07registros e João Pinheiro 05 casos de mortes notificadas foram as cidades com mais casos fatais constatados.
Foram registrados dois óbitos nas cidades de Contagem, Frutal, Uberaba (dois), Passos, Patrocínio, Unaí e Vazante.
E com uma morte o boletim apontou as cidade de Arcos , Campos Gerais , Curvelo, Ibiá, Ibirité, Ituiutaba, Jaboticatubas, João Monlevade, Lagoa da Prata, Martinho Campos (um), Monte Carmelo, Paracatu, Patos de Minas, Pitangui, Pompéu, Rio Paranaíba, Sacramento, São Gonçalo do Pará, São Gotardo.
Por fim foi ainda informado que 137 óbitos seguem em investigação para dengue, sendo destes 03 de Nova Serrana.
Chikungunya
O Boletim também descartou 09 casos suspeitos de chikungunya em Aguanil. Nova Serrana segue com 13 casos da doença e Divinópolis registrou apenas um caso suspeito da doença.
Ao todo Minas Gerais registrou 2.510 casos prováveis da doença em 2019, sendo um óbito notificado e em investigação para a doença.
Zika
Nova Serrana registra ainda 06 casos de Zika Virus, Divinópolis tem 10 casos notificados e a cidade de Itaúna registrou mais dois casos suspeitos de zika no boletim divulgado nesta semana.
Em todo o Estado foram registrados 1.231 casos prováveis da doença em 2019, até a data de atualização do boletim.