Conecte-se Conosco

Ciência

Farmacêutica e neurocientista descobre que medicamento para artrite reumatoide pode ser a chave no combate ao Parkinson

Publicado

em

Foto: ICTQ

A neurocientista Claudia Figueiredo, professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, costuma dizer que a ciência é um grande quebra-cabeça no qual cada um contribui com uma pecinha para solucionar o desafio.

Com a participação de pesquisadores de diferentes laboratórios da UFRJ, foi exatamente o que ela fez, ao descobrir que o abatacept, um medicamento utilizado no tratamento da artrite reumatoide, pode desempenhar um papel crucial no combate à Doença de Parkinson.

“No Parkinson, uma proteína chamada α-sinucleína, que em condições normais ajuda na comunicação entre os neurônios, forma aglomerados que são reconhecidos como algo estranho ao organismo. Há uma enxurrada de células do sistema imune para o cérebro, mas elas não conseguem desfazer os aglomerados e prejudicam ainda mais o funcionamento dos neurônios. Já tínhamos pistas de que esse descontrole era ocasionado por células T auxiliares, que também se apresentam alteradas na artrite reumatoide, e testamos a hipótese”, explicou a cientista.

Foto: ICTQ – Com informações de ICTQ: https://ictq.com.br/industria-farmaceutica/4033-farmaceutica-e-neurocientista-descobre-que-medicamento-para-artrite-reumatoide-pode-ser-a-chave-no-combate-ao-parkinson

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade