Leis
Novo estudo revela: mais da metade dos donos de motocicletas no Brasil não têm habilitação
Mais da metade dos donos de motocicletas no país não tem habilitação para a categoria, mostra uma pesquisa da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Segundo o estudo, divulgado nesta segunda-feira, dos 32 milhões e meio de proprietários de motos, motonetas e ciclomotores registrados no Brasil, 17 milhões e meio, o que equivale a 53,8% do total, não têm Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida para conduzir esses veículos.
Segundo a Senatran, os resultados podem ser explicados, dentre outros fatores, pelo custo acessível da motocicleta e pela dificuldade de acesso à carteira de habilitação por parte da população.
Os homens representam 80% dos donos de motocicletas, com a maioria na faixa etária de 40 a 49 anos, seguida por aqueles de 50 a 59 anos.
Entre os que possuem habilitação, a maioria está na faixa etária de 30 a 39 anos.
O estudo mostra que atualmente as motocicletas representam 28% do total da frota nacional e que, em seis anos, mantida a tendência atual, esse percentual poderá alcançar 30% da frota.
Outro dado do estudo está relacionado à participação de motocicletas em acidentes.
Ele revela que esses veículos respondem por pelo menos 25% dos sinistros e a mais de 30% das mortes no trânsito.
Importante reconhecer os dados para auxiliar na manutenção da segurança no trânsito. Acha que esta pesquisa bate com o seu dia a dia?
Imagem: 27/07/2012/Tânia Rêgo/Agência Brasil
Com informações de Agência Brasil: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-09/mais-da-metade-dos-proprietarios-de-motocicleta-nao-tem-habilitacao