Conecte-se Conosco

Ciência

Cientistas descobrem, acidentalmente, possível cura para a calvície

Publicado

em

Cientistas podem ter descoberto, acidentalmente, tratamento natural para a calvície - Foto: Freepik / imagem ilustrativa

Pesquisadores relataram que gel de um açúcar natural teve papel importante no crescimento de cabelo; entenda

Um grupo de cientistas da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, e da COMSATS, no Paquistão, podem ter, acidentalmente, descoberto uma cura natural para a calvície. Em estudo publicado no mês passado, foi relatado que o gel do açúcar 2-desoxi-D-ribose estimulou crescimento de cabelo nos locais aplicados. Com informações de Itatiaia.

Os pesquisadores tentavam entender como esse açúcar natural auxiliaria na cicatrização de feridas. O gel estava sendo utilizado em ratos no laboratório e, posteriormente, os cientistas repararam que o pelo dos animais havia crescido no local da aplicação.

Interessados no resultado inesperado, foram mais fundo e usaram o gel em ratos que tinham perda de pelo. Segundo os cientistas, houve o estímulo de recuperação de vasos sanguíneos no local, que levou ao crescimento do cabelo.

“Nossa pesquisa sugere que a resposta para o tratamento da queda de cabelo pode ser tão simples quanto usar um açúcar desoxirribose que ocorre naturalmente para aumentar o suprimento de sangue aos folículos capilares e estimular o crescimento do cabelo”, disse Sheila MacNeil, professora emérita de engenharia de tecidos na Universidade de Sheffield.

A descoberta leva a crer que o gel é tão eficaz quanto o medicamento minoxidil, mas sem os efeitos colaterais, que podem ser diversos. Por isso, a possibilidade de uma cura natural e um tratamento não-invasivo empolga os estudiosos e profissionais de saúde.

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade