Conecte-se Conosco

Alimentos

Brasileiro gasta quase um terço da compra no mercado com proteína animal

Publicado

em

Os cortes campeões de consumo são o acém e o coxão mole - também conhecido como chã de dentro - Foto: Flavio Tavares / O Tempo

Quando o assunto é orçamento familiar, os brasileiros destinam 36% do valor para o consumo de alimentos e bebidas dentro de casa. E dentre essas compras feitas no supermercado, quase um terço dos itens colocados no carrinho correspondem à proteína animal – carnes, ovos, leites e derivados – de acordo com levantamento feito pela Kantar, empresa especializada em analisar hábitos de consumo. Com informações de O Tempo.

Mesmo com um preço mais elevado, a carne bovina corresponde a 35% entre as proteínas compradas em média pela população brasileira. Os cortes campeões de consumo são o acém e o coxão mole – também conhecido como chã de dentro. Já as classes A e B são as que mais consomem carne vermelha, conforme o levantamento.

De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o índice oficial de inflação do Brasil, houve diminuição no preço dos dois cortes de carne apontados pela pesquisa nos últimos 12 meses. O acém teve redução de 8,37% no país e de 6,26% em BH. O coxão mole, ou chã de dentro, teve queda de 7,13% no país e 7,73% na capital mineira.

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade