Economia
Conta de luz fica quase 7% mais cara a partir desta terça-feira (28)
O reajuste de até 7,32% na conta de energia da Cemig entra em vigor nesta terça-feira (28), mas será sentido totalmente pelos clientes no mês de julho. O anúncio foi feito na semana passada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com informações de Itatiaia.
O aumento será sentido de maneira diferente pelos consumidores. A avaliação é da própria empresa. Para consumidores residenciais ou de baixa tensão, por exemplo, o ajuste será de 6,72%. Os clientes devem sentir impacto parcial já na conta de junho, quando irão pagar uma parte do consumo ocorrido antes de 28 de maio.
“Os reajustes tarifários de distribuição de energia são definidos pela Aneel e as regras desse reajuste são definidas em normativos no contrato de concessão da distribuidora. No caso da Cemig, o reajuste ocorre todo dia 28 de maio anualmente. Este ano, o reajuste divulgado foi de 6,7% para os consumidores residenciais”, disse Giordano Bruno Braz de Pinho Matos, gerente de Tarifas da Cemig à Itatiaia, na semana passada.