Saúde
Câncer incurável de Susana Vieira afeta sistema imunológico
Leucemia Linfocítica Crônica (LLC), tipo de câncer que acomete a atriz Susana Vieira, de 81 anos, afeta os linfócitos maduros, que são células do sistema imunológico produzidas pela medula óssea. Com informações de Itatiaia.
A explicação é do médico Eduardo Paton, hematologista e coordenador da equipe de transplante e terapia celular do Câncer Center Oncoclinicas, em Belo Horizonte.
A atriz revelou, em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, que a doença não tem cura, mas que ela está “em paz”. No mesmo programa, Susana recordou ter anemia hemolítica autoimune – as doenças foram descobertas em 2015, mas ganharam repercussão após novos relatos da atriz no domingo (19).
“Frequentemente é uma doença que tem poucos sintomas. É uma doença caracteristicamente de pacientes mais idosos. Muitas vezes esses pacientes não têm sintomas da doença, que tem uma evolução muito lenta e não precisam tratar inicialmente”, destaca.
O hematologista explica ainda que o paciente “pode ficar vários anos só observando a evolução da doença”. Ela só chega a ser tratada quando ele “começa a apresentar falha na medula óssea na produção de glóbulos vermelhos e plaquetas, ou quando o paciente começa a apresentar alguns tumores maiores na região do tórax, do abdômen, principalmente, na região do pescoço”.
Alex Freire Sandes, hematologista do Grupo Fleury, em São Paulo, esclarece que a doença é descoberta em exames de rotina por meio de um hemograma. Nas fases mais avançadas, segundo ele, o paciente pode apresentar fraqueza, cansaço, sangramento nasal e na gengiva ao usar escova de dentes. “Não é uma doença rara, não é frequente como hipertensão, diabetes, mas é a forma mais comum de leucemia nos países ocidentais”, destaca.