Conecte-se Conosco

Acidente

Mais de 30 vítimas de acidentes com motos são internadas por dia em Minas

Publicado

em

Segundo o relatório apresentado pela Secretaria de Estado de Saúde, homens de 20 a 29 anos são os que mais ficam feridos após acidentes envolvendo motos - Créditos: Bombeiros/Divulgação

Moto caída, motociclista deitado no asfalto e equipes do Samu ou Bombeiros prestando socorro. A cena urbana se repete 31 vezes por dia em Minas, conforme a média de internações após acidentes envolvendo veículos de duas rodas nos últimos anos. Com informações de Hoje em Dia.

Homens de 20 a 29 anos são os que mais ficam feridos – muitos em estado grave e, não raro, com sequelas para o resto da vida. O alerta para os riscos dessas ocorrências volta a ganhar força com o Maio Amarelo, mês de conscientização sobre segurança viária.

Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) mostram que de 2015 a 2023 foram registradas 91.722 hospitalizações de pessoas que usam a moto para o transporte, trabalho ou lazer.

A maioria dos sinistros é registrada na capital, que concentra a maior frota. Ao todo, 7.304 motociclistas mineiros morreram nos últimos oito anos.

“O maior registro de óbitos nessa população de adultos-jovens pode ser atribuído, muitas vezes, ao fato de os condutores não estarem totalmente capacitados para conduzir o veículo sem riscos. A impulsividade é característica nessa faixa etária e se une à necessidade de autoafirmação perante seus pares, com o não uso de equipamentos de segurança, o hábito de violar normas de segurança e o desrespeito às leis, bem como o fato de misturar álcool e outras drogas com a direção”, afirma a coordenadora de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis da SES-MG, Sandra de Souza.

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade