Administração
Unidade de Hidratação começa hoje atender pacientes com sintomas de Dengue
A Secretaria de Saúde de Nova Serrana já iniciou nesta segunda-feira, dia 29 de abril, um serviço específico para atendimento de pacientes com suspeita de Dengue.
A unidade de hidratação aberta em caráter emergencial para atendimento de pacientes com suspeita de dengue funciona diariamente na Policlínica de 7h às 22h.
O serviço será exclusivo para pessoas com sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, a fim de dar uma atenção especial para estes pacientes e evitar superlotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Vale lembrar também que todas as unidades de saúde do município (UBS e PSF) estão com atendimento prioritário para pacientes com sintomas de Dengue.
Por fim é bom ainda ressaltar que a unidade de hidratação está instalada na Policlínica Municipal que fica na rua Zacarias Guimarães, número 580, bairro Laranjeiras, ao lado do Hospital São José.
Combate à Dengue em Nova Serrana
Em 2019, até o momento, o município já registrou 852 notificações de casos suspeitos de Dengue, sendo 86 casos confirmados. No estado de Minas Gerais o número de casos já ultrapassou os 121 mil, com 14 óbitos.
Diante desse fato, o prefeito Euzebio Lago decretou situação de emergência no município em razão de situação anormal provocada pela infestação do mosquito Aedes Aegypti.
O decreto prevê a contratação de pessoal por tempo determinado para reforçar as ações de combate à Dengue, bem como a convocação de voluntários para intensificar tais ações.
Nesse contexto, serão contratados 10 agentes epidemiológicos que intensificarão as ações já realizadas, como visitas domiciliares aos sábados, mutirões de limpeza, bomba costal em bairros com maior número de notificações, mobilização com participação de moradores, etc.
O último LIRAa apontou que 95% dos focos de Dengue são encontrados no interior das residências, em locais como reservatórios de água de geladeira, caixas d’água ligada a rede, vaso sanitário, ralinhos de banheiro e bebedouros de animais.