Economia
Zema envia carta a Lula e pede obras para enfrentar a seca no Norte de Minas
A estiagem severa, que mantém um em cada cinco municípios mineiros em situação de emergência devido à seca, levou o governador, Romeu Zema (Novo), a recorrer ao governo federal em busca de ajuda contra a crise. Com informações de O Tempo.
Em ofício encaminhado diretamente ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nessa quinta-feira (28), o chefe do Executivo estadual solicitou a retomada imediata de três obras que estão sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e que poderiam colaborar para a segurança hídrica no Norte de Minas, região mais afetada pela escassez de chuva.
“O Governo Estadual tem trabalhado na busca de soluções práticas e efetivas, para garantir o acesso a recursos hídricos nos locais afetados. Porém, há ações que dependem da atuação do Governo Federal e, por isso, solicitamos apoio do Excelentíssimo senhor presidente da República na retomada imediata de projetos de relevância hídrica”, pediu Zema no ofício enviado a Lula.