Policial
Empresário português é preso pela PF por tráfico internacional de bebês
Um empresário português foi preso na segunda-feira (4) em Valinhos, no interior de São Paulo, por suspeita de tráfico internacional de bebês. A prisão de Marcio Mendes Rocha aconteceu durante uma operação da Polícia Federal (PF). Com informações de Itatiaia.
Segundo a polícia, a investigação começou em novembro de 2023, a partir de pedido do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), depois da informação de que um bebê recém-nascido em Valinhos, que ainda estava na Santa Casa da cidade, tinha sido abandonado pela mãe e registrado como filho do português.
A PF identificou que, em menos de um mês, o homem tinha registrado outra recém-nascida no mesmo hospital. A polícia brasileira e portuguesa tentam localizar essa criança, que foi levada para Portugal e pode estar na cidade de Porto com o companheiro do português.
Conforme a investigação, os registros de paternidade se deram com uso de documentos falsos perante a Justiça Estadual, em juízos diferentes. Os registros eram acompanhados de pedidos de guarda unilateral dos bebês, o que permitia ao homem sair do país com a criança sem anuência da mãe.
Até o momento, os crimes investigados pela PF são tráfico internacional de crianças, registro falso, promoção de ato destinado ao envio de criança ou adolescente para o exterior com inobservância das formalidades legais ou para obter lucro. Esses crimes podem ultrapassar 18 anos de prisão.