Conecte-se Conosco

Divinópolis

“Operação Caminho das Pedras” é desencadeada em Divinópolis

Publicado

em

Foi realizada nesta terça-feira (29/11) a Operação Caminho da Pedras. A ação foi um trabalho desencadeado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e Polícia Penal.

Segundo informado foram cumpridos 27 mandados de prisão e 39 de busca e apreensão, em desdobramento a investigações dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro, dentre outras infrações. As ordens judiciais foram cumpridas em Divinópolis, Bambuí e Belo Horizonte.

Os levantamentos iniciaram há sete meses, com foco na repressão a áreas historicamente sob o domínio de atividades do narcotráfico em Divinópolis, como o “Morro da Pitimba”, “Canto da Mina”, “Pontilhão” e “Beco do Guarani”. As apurações revelaram que a região era controlada há muitos anos por uma família, que “alugava” pontos específicos para outros traficantes, que, após os pagamentos semanais, ficavam autorizados a comercializar drogas naqueles locais.

Já os supostos “locatários”, eram responsáveis por núcleos particulares, gerenciando a venda de entorpecentes pelos denominados “aviõezinhos”. O nome da operação decorre do trajeto e relevo percorrido pelos traficantes e usuários, para aquisição e guarda das drogas, além de fazer referência ao crack, comumente denominada de “pedra” na linguagem dos criminosos.

Das prisões, 20 são preventivas e sete temporárias. Foram determinadas, ainda, medidas de constrição patrimonial, em especial o sequestro de veículos pertencentes aos investigados. No curso da ação policial foram apreendidas armas de fogo, drogas, veículos, dinheiro em espécie, notas falsas e objetos relacionados às práticas criminosas.

A operação Caminho das Pedras contou com a participação de 45 policiais civis, 103 policiais militares, 20 policiais penais, oito agentes do Gaeco e dois promotores de Justiça. Foram empenhadas ainda 51 viaturas e duas aeronaves.

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade